Luz apagada

Justiça suspende leilão de Belo Monte, outra vez

Autor

19 de abril de 2010, 18h03

Liminar do juiz federal Antônio Carlos Campelo, da Subseção de Altamira, no Pará, cancelou novamente, na tarde desta segunda-feira (19/4), o leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, marcado para esta terça (20/4). O juiz também suspendeu a licença prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ao empreendimento.

A Advocacia Geral da União entrou com recurso que foi distribuido ao presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Jirair Aram Meguerian. O leilão estava marcado para as 12h desta terça-feira. O desembardagor, na sexta feira, já havia cassado uma primeira liminar que suspendeu, anteriormente, o leilão. A informação é da Agência Brasil.

O procurador regional Renato Brill de Góes afirmou causar estranheza ao MPF a rapidez com que a decisão foi tomada para liberação do leilão. “Foge à rotina do TRF-1 decidir sobre um assunto tão complexo como este em cerca de três horas”, afirmou, ao ressaltar que a notícia saiu na imprensa antes mesmo de o MPF, que é parte no processo, ser comunicado. O recurso do MPF foi rejeitado.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República no Pará, a segunda liminar atende a duas ações ajuizadas pelo Ministério Público Federal no Pará, que  ingressou pedidos contra o leilão e o licenciamento prévio da Usina. Na semana passada, o leilão já havia sido suspenso pela Justiça Federal. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no entanto, analisou um recurso da Advocacia-Geral da União e manteve a licitação para o dia 20.

Dois consórcios vão participar: um formado pelas estatais Furnas e Eletrosul mais as empresas Andrade Gutierrez, Companhia Brasileira de Alumínio, Vale e Neoenergia, e o outro, liderado pela Chesf, subsidiária da Eletrobras, com participação da Queiroz Galvão, Gaia Energia e mais seis empresas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!