Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Fim de mandato

Gilmar Mendes encerra gestão recebendo homenagens

Por 

Presidente do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes - Gil Ferreira/SCO/STF

 

 

 

 

 

 

 

O ministro Gilmar Mendes terá uma agenda cheia em sua última semana como presidente do Supremo Tribunal Federal. Em todos os dias, ele participará de eventos em que será homenageado, inclusive na solenidade de posse do seu substituto na corte, o ministro Cezar Peluso. O novo presidente será saudado pelo decano do STF, ministro Celso de Mello e pelo presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante — mas ambos destacarão os feitos de Gilmar à frente do Supremo e do CNJ. 

Com o final de seu mandato no STF, automaticamente Gilmar se despede também do comando do Conselho Nacional de Justiça, órgão em que atuou como presidente. Para a despedida, o CNJ prepara um jantar que contará com a presença dos juízes e conselheiros nesta segunda-feira (19/4), em Brasília. Na terça, Gilmar Mendes comanda a sua última sessão no Conselho.

Também nesta terça (20/3), o ministro será homenageado pela Associação dos Magistrados do Brasil. A AMB promoverá um evento no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, no Restaurante Panorâmico, para prestigiar os avanços durante a gestão dele, além de celebrar o bom relacionamento com a entidade. Estarão presentes os ministros do STF, do Superior Tribunal de Justiça, os conselheiros do CNJ e a diretoria da AMB.

A Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) oferece um jantar em homenagem ao ministro na quarta-feira (21/4). Tradicionalmente, o evento é promovido para todos os presidentes que passam pelo Supremo. No dia seguinte, Gilmar participará da posse do ministro Ricardo Lewandowski na presidência do Tribunal Superior Eleitoral. A vice-presidente será a ministra Cármen Lúcia.

Por fim, na sexta-feira (23/4), ele irá se despedir do cargo de presidente passando o cargo para o colega Cezar Peluso, na solenidade de posse que será promovida no próprio STF. Na mesma ocasião, o ministro Carlos Ayres Britto tomará posse como vice-presidente. A cerimônia está marcada para começar às 16 horas e terá transmissão ao vivo pela TV Justiça e Rádio Justiça, inclusive pela internet. Em seguida, ele seguirá para o Clube Naval de Brasília, onde acontece um jantar para os empossados.

Jantar com presidente
No próximo dia 28, presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai oferecer um jantar, no Palácio da Alvorada, em homenagem a Gilmar Mendes, e a Cezar Peluso. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, foram convidados todos os ministros do STF, os presidentes, vice-presidentes e corregedores dos tribunais superiores – Tribunal Superior Eleitoral, Superior Tribunal de Justica, Tribunal Superior do Trabalho e Superior Tribunal Militar.

 No último dia do mês, o Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) reúne sócios e convidados com o mesmo objetivo: reverenciar a atuação de Gilmar Mendes nos últimos dois anos no comando do STF e CNJ. Para o mês de maio outros eventos parecidos estão sendo organizados.

[Foto: Gil Ferreira, do Supremo Tribunal Federal]

 é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 19 de abril de 2010, 18h29

Comentários de leitores

5 comentários

Desejos secretos de cada um

Richard Smith (Consultor)

Puis é. Voltei!
Voltei para vergastar os esquerdopatas e seguidores do admirador sem-dedo dos Coma-Andantes e dos Ahmadinejads do "bas fond" mundial.
Daqueles que acham que dignificar um dos Poderes da República, evitando o amesquinhamento pretendido pelos democraticidas é "ficar de quatro" (hum, Freud, aquele de Viena e não o "aloprado" Godoy, explica!).
Aliás, falando-se em "pedofilia" (já que se usa o termo tão imprópria, quanto genericamente, vamos aderir!) o Abortista/Excomungado sem-dedo já se explicou convenientemente das suas declarações mofinas de que tentou violentar o "Menino do MEP" quando esteve preso no DOPS? A PeTralhada achou próprio e bom? Hum, deve ser por causa de algum desejo secreto, imagino.

Fascista

Robespierre (Outros)

Imerecidas homenagens a quem colocou a justiça de quatro. Ainda bem que todo mal tem fim, e o dia do fascistóide chegou.
Vejo que o fundamentalista defensor do ex-nazista e protetor de pedófilos voltou a este blog. Que não se perca pelo nome o nazistóide do richard smith.

Gilmar Mendes, o apóstolo do Brasil

erasf (Jornalista)

O povo brasileiro deve render homenagens a quem soube representar a Justiça desse país. Um homem íntegro, probo, desprovido de qualquer interesse material. Paraticamente um homem santo.
São Gilmar, o padroeiro dos banqueiros oprimidos e desesperados, o redentor dos donos de rádio e TV, aquele que consegue operar o milagre da multiplicação dos habeas corpus para brasileiros que compõe a alta estirpe desse nosso Brasil varonil.
Um homem acima de qualquer suspeita, ainda que suas ações possam induzir pensamento contrário. Um guerreiro que defende seus amigos das garras maléficas da Polícia Federal, órgão que para muitos intelectuais tem inspiração petista-comunista-maoísta.
Parafraseando nosso presidente: "Nunca antes na história desse país tivemos uma pessoa que representasse tão bem a nossa Justiça".

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 27/04/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.