Fim de mandato

Gilmar Mendes encerra gestão recebendo homenagens

Autor

19 de abril de 2010, 18h29

Gil Ferreira/SCO/STF
Presidente do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes - Gil Ferreira/SCO/STF

 

 

 

 

 

 

 

O ministro Gilmar Mendes terá uma agenda cheia em sua última semana como presidente do Supremo Tribunal Federal. Em todos os dias, ele participará de eventos em que será homenageado, inclusive na solenidade de posse do seu substituto na corte, o ministro Cezar Peluso. O novo presidente será saudado pelo decano do STF, ministro Celso de Mello e pelo presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante — mas ambos destacarão os feitos de Gilmar à frente do Supremo e do CNJ. 

Com o final de seu mandato no STF, automaticamente Gilmar se despede também do comando do Conselho Nacional de Justiça, órgão em que atuou como presidente. Para a despedida, o CNJ prepara um jantar que contará com a presença dos juízes e conselheiros nesta segunda-feira (19/4), em Brasília. Na terça, Gilmar Mendes comanda a sua última sessão no Conselho.

Também nesta terça (20/3), o ministro será homenageado pela Associação dos Magistrados do Brasil. A AMB promoverá um evento no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, no Restaurante Panorâmico, para prestigiar os avanços durante a gestão dele, além de celebrar o bom relacionamento com a entidade. Estarão presentes os ministros do STF, do Superior Tribunal de Justiça, os conselheiros do CNJ e a diretoria da AMB.

A Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) oferece um jantar em homenagem ao ministro na quarta-feira (21/4). Tradicionalmente, o evento é promovido para todos os presidentes que passam pelo Supremo. No dia seguinte, Gilmar participará da posse do ministro Ricardo Lewandowski na presidência do Tribunal Superior Eleitoral. A vice-presidente será a ministra Cármen Lúcia.

Por fim, na sexta-feira (23/4), ele irá se despedir do cargo de presidente passando o cargo para o colega Cezar Peluso, na solenidade de posse que será promovida no próprio STF. Na mesma ocasião, o ministro Carlos Ayres Britto tomará posse como vice-presidente. A cerimônia está marcada para começar às 16 horas e terá transmissão ao vivo pela TV Justiça e Rádio Justiça, inclusive pela internet. Em seguida, ele seguirá para o Clube Naval de Brasília, onde acontece um jantar para os empossados.

Jantar com presidente
No próximo dia 28, presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai oferecer um jantar, no Palácio da Alvorada, em homenagem a Gilmar Mendes, e a Cezar Peluso. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, foram convidados todos os ministros do STF, os presidentes, vice-presidentes e corregedores dos tribunais superiores – Tribunal Superior Eleitoral, Superior Tribunal de Justica, Tribunal Superior do Trabalho e Superior Tribunal Militar.

 No último dia do mês, o Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) reúne sócios e convidados com o mesmo objetivo: reverenciar a atuação de Gilmar Mendes nos últimos dois anos no comando do STF e CNJ. Para o mês de maio outros eventos parecidos estão sendo organizados.

[Foto: Gil Ferreira, do Supremo Tribunal Federal]

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!