Eleição indireta

Rogério Rosso (PMDB) é o novo governador do DF

Autor

18 de abril de 2010, 12h06

Na noite deste sábado (17/4), a Câmara do Distrito Federal elegeu para governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB). O novo governador foi presidente da Companhia de Planejamento do DF no governo José Roberto Arruda, recebeu 13 dos 24 votos dos deputados distritais, na eleição indireta.

O candidato do PT, Antonio Ibañez, recebeu seis votos. O governador interino do DF, Wilson Lima (PR), recebeu apenas quatro votos, e o candidato do PTB, Luís Fillipe Coelho, nenhum voto.

Ao ser indagado pelos jornalistas sobre a escolha, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou que, embora não conheça o escolhido pela Câmara Distrital, sua história política ligada aos ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda lhe impõe, para que possa a ter a seu lado pelo menos o benefício da dúvida, que promova "uma auditoria nas contas e contratos hoje existentes" no governo que vai comandar até dezembro deste ano.

Ophir defendeu também que o novo governador publique os gastos do GDF na internet em tempo real, a fim de que a sociedade de Brasília saiba o que foi feito com os seus impostos e passe a acompanhar o que será feito até o final do ano. Ele recebeu os votos dos oito citados no inquérito da operação Caixa de Pandora, que investiga o esquema de pagamento de propina a distritais e aliados, conhecido como mensalão do DEM. Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Federal da OAB.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!