Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Guantánamo brasileira

Mutirão no Paraná liberta quase 10% dos presos

Por 

Se por um lado a Justiça se bate com a falta de vagas nos presídios, de outro encontra a solução dentro das próprias gavetas. Em mais uma investida dos murtirões carcerários, desta vez no Paraná, os juízes incumbidos pelo Conselho Nacional de Justiça da revisão de processos de presos provisórios e condenados encontraram 544 que já deviam estar em casa.

Tabela - Resultados do Mutirão Carcerário no Paraná, até março - Jeferson Heroico

Os trabalhos, que terminaram na última quarta-feira (31/3), concederam ainda 874 benefícios, como relaxamento de regime prisional, a quem já tinha direito à progressão. Foram analisados 6.254 casos em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Foz do Iguaçu e Cascavel.

Para o juiz federal Roberto Lemos, convocado pelo CNJ para atuar nos mutirões, o trabalho dá visibilidade social ao problema da dignidade dos encarcerados. “O trabalho de formiguinha está frutificando e, aos poucos, os direitos humanos estão ganhando mais efetividade com relação aos encarcerados”, disse, ao comentar os resultados. Ele atribuiu o avanço aos esforços do coordenador nacional dos mutirões carcerários, Erivaldo Ribeiro dos Santos, juiz auxiliar do CNJ. “É fantástico o alcance dos trabalhos até aqui realizados.”

Varas de Infância e Juventude também se envolveram no trabalho. Foram revistos 438 processos disciplinares de menores, sendo que 31 deles ganharam liberdade e outros 31 tiveram benefícios concedidos.

 é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 5 de abril de 2010, 21h19

Comentários de leitores

2 comentários

Defensoria quer usar os presos agora para ter mordomias

analucia (Bacharel - Família)

ORa, basta fazer como em Brasília em que os presos emitem o Atestado de Pena informatizado em uma espécie de caixa eletrônico.
Ora, a Defensoria apenas quer usar presos e pobres para manter as suas mordomias. Para tudo acha que precisa de defensoria, sendo que defensor só pensa em si próprio. No RJ também tem Defensor com salário de marajá e também foi encontrado preso em situação irregular.

Nao tem Defensoria!

Defensor Federal (Defensor Público Federal)

Cadê os maravilhosos "advogados" da OAB que recebeu centenas de milhões de reais de dinheiro PUBLICO sem concurso e sem licitação para pagar os "dativos" ????
Paraná, um dos poucos estados brasileiros que não tem Defensoria Pública.
E os que tem, não dão a estrutura necessária mínima.
Como Defensoria atende o pobre. E como pobre nao tem direito a nada nesse país, fica essa palhaçada.

Comentários encerrados em 13/04/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.