Concurso público

Vagas anunciadas em edital devem ser preenchidas

Autor

30 de setembro de 2009, 18h55

Se há duas vagas previstas no edital de concurso, os dois primeiros candidatos devem ser nomeados. O entendimento é da 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que manteve decisão que assegurou a contratação de um engenheiro aprovado em segundo lugar em concurso público da empresa Sergipe Gás — Sergás. 

O engenheiro havia conseguido decisão da primeira e segunda instância determinando a sua nomeação. A empresa apelou ao TST, requerendo a concessão de liminar, que foi rejeitada. Na análise do mérito do recurso, o relator na 6ª Turma, juiz convocado Douglas Alencar Rodrigues, negou provimento, sob o fundamento de que as decisões mais modernas dos tribunais superiores são no sentido de considerar a convocação do candidato aprovado em concurso público dentro do número previsto em edital.

“É ato que escapa à esfera discricionária do administrador, de modo a reputar que o aspirante ao emprego, nessa situação, tem o direito subjetivo de ser contratado”, afirmou o juiz. Para ele, não é lícito à empresa omitir-se de nomear os aprovados nessa situação, em respeito aos investimentos realizados pelos candidatos em termos financeiros, de tempo e emocionais. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

AC-206200/2009-000-00-00.1

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!