Cidadania e voto

Seminário no Rio discute direito de voto de presos

Autor

30 de setembro de 2009, 12h15

O voto dos presos é o tema central do seminário Cidadania e Voto que a Associação Juízes pela Democracia promove no próximo dia 23 no Rio de Janeiro.

Com a participação de representantes da Justiça eleitoral, do Ministério Público e da sociedade civil, o seminário procura sensibilizar magistrados, promotores, procuradores e defensores públicos que atuam na área de Direito Eleitoral, Penal, Execução Criminal, Infância e Juventude e Direitos Humanos para a defesa do direito ao voto dos presos.

Entre os palestrantes do seminário estão a socióloga Julita Lemgruber, especialista em política carcerária, o presidente do Conselho Nacional de Política Carcerária César Luiz Rocha Gomes.

Também fazem parte da organização do seminário o Instituto de Acesso à Justiça, Associação pela Reforma Prisional,  o CNPCP- Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciár e o Consej – Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária.

Serviço
DATA: 23/10/2009
LOCAL: EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro
ENDEREÇO: Avenida Erasmo Braga, 115 – 4º andar – Rio de Janeiro/RJ
INSCRIÇÕES: na EMERJ a partir do dia 01/10/2009 – www.emerj.rj.gov.br
INFORMAÇÕES: Associação Juízes para a Democracia: (11) 3242-8018 e (11) 3105-3611
TAXA: Gratuito

PROGRAMAÇÃO
9h00 – Entrega de material e sessão de abertura
Palestra Inaugural: Voto e cidadania – Gilda Pereira Carvalho, procuradora federal dos Direitos do Cidadão; Julita Lemgruber, socióloga e diretora do CESeC

10h30-12h00 – Pessoas privadas da liberdade e o direito ao voto: limites e possibilidades – TRE de Minas Gerais (a confirmar); Geder Luiz Rocha Gomes, presidente do CNPCP; Rafael Cruz Paiva, defensor público do estado de São Paulo.
Debates

13h30-14h00 – Curtíssima metragem: Com a palavra: os presos

14h00-15h30Experiências de Voto por Presos  Orlando Zaccone, coordenador de Controle de Presos da Policia Civil do RJ; Rodrigo Puggina – advogado do Instituto de Acesso a Justiça/RS; Roberto Ferreira Lins, presidente do TRE de Pernambuco (a confirmar).
Debates

16h00-17h00Eleições 2010: Cidadania a ser Garantida – Carlos Lélio Lauria Ferreira, presidente do CONSEJ
Tribuna livre para sugestões

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!