Nova função

Ela Wiecko é a nova corregedora-geral do MPF

Autor

29 de setembro de 2009, 19h55

A subprocuradora-geral da República Ela Wiecko é a nova corregedora-geral do Ministério Público Federal. Ela tomou posse nessa segunda-feira (28/9) para o biênio 2009/2011 e vai suceder o subprocurador-geral da República Wallace de Oliveira Bastos. Os subprocuradores Mário Gisi e Ana Maria Guerrero Guimarães serão primeiro e segundo suplentes, respectivamente. A posse ocorreu no Plenário do Conselho Superior do MPF (CSMPF), na Procuradoria-Geral da República, e foi presidida pelo procurador-geral da República e presidente do CSMPF, Roberto Gurgel.

No discurso de posse, Ella Wiecko destacou que a Corregedoria pode e deve estar atenta às questões de estrutura e funcionamento das unidades do MPF para avaliar de que modo e em que medida afetam as atividades funcionais e a própria conduta dos membros. “Este desafio exige um diálogo constante e propositivo com os órgãos da administração, assim como com os órgãos de coordenação, de integração e de revisão do exercício funcional. Exige, sobretudo, a curtíssimo prazo, a aprovação do Regimento Interno da Corregedoria e dos critérios para que a corregedora possa designar membros de equipes de correição.”

A escolha da subprocuradora-geral da República Ela Wiecko como nova corregedora-geral do MPF foi feita pelo o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, após formação da lista tríplice, no dia 22 de setembro. O subprocurador-geral da República Eugênio Aragão foi eleito, por maioria, como vice-presidente do CSMPF.

Na mesma sessão também ficou definido o nome da subprocuradora-geral da República Raquel Elias Dodge como suplente da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, escolhida pela maioria dos votos.

Ela Wiecko é membro do Ministério Público Federal desde 1975. Exerceu suas funções inicialmente em Brasília, depois em Curitiba, Florianópolis e, novamente em Brasília, desde 1992, no último grau da carreira. Foi presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) no biênio 1997-1999. É professora universitária desde 1980, quando ingressou por concurso na Universidade Federal do Paraná. Obteve transferência para a Universidade Federal de Santa Catarina. Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério Público Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!