Castro Alves

Livro em homenagem a poeta é lançado nesta segunda

Autor

28 de setembro de 2009, 7h09

Dois anos após a idealização do projeto, o livro Castro Alves e seu tempo será lançado nesta segunda-feira (28/9), às 18h30, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. A obra levantará fundos para a construção de uma estátua do poeta na Faculdade de Direito da USP. O livro traz a conferência sobre Castro Alves proferida por Euclides da Cunha, em 1907, no Centro Acadêmico do Largo São Francisco.

A pré-venda do livro terminou no dia 4 de setembro com 800 cópias vendidas. Todos que compraram antecipadamente terão o nome publicado no próprio livro como apoiador do projeto. Personalidades que atuam em variadas áreas contribuiram com aquisição da obra. Dentre elas, o ex-ministro das Relações Exteriores e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Celso Lafer; a escritora Lygia Fagundes Telles; o advogado e ex-ministro do Trabalho, Almino Affonso; o historiador José Murilo de Carvalho; o ex-prefeito de São Paulo, Hélio Bicudo e a doutora em Direito, Maria Silvia Zanello de Pietro.

A introdução do livro é do historiador, editor e diretor da Editora Lettera.doc, Cássio Schubsky. Em 2007, Schubsky propôs à Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP a parceria para viabilizar a edição do livro e a construção das hermas dos poetas. “Foram dois anos de muito trabalho. Para se ter idéia, trabalhamos com quatro ortografias diferentes”, diz Schubsky. De acordo com o historiador, a pesquisa levou muito tempo e trouxe à tona documentos sobre os poetas, Euclides da Cunha e Castro Alves, que, até então, eram desconhecidos do público.

“As pessoas encontrarão no livro, por exemplo, a carta escrita por Euclides e endereçada ao presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, três dias antes da da conferência de 1907 na Faculdade São Francisco. Na carta o poeta agradeçe o convite e confirma a presença no evento. Esse livro, sem dúvida, demonstra o respeito que temos por dois grandes poetas da nossa cultura”, enfatiza o historiador. A carta citada por Schubsky foi encontrada pelo pesquisador da vida de Euclides da Cunha, Felipe Rissato, e cedida para a elaboração do livro.

O leitor irá se deparar com uma obra de escrita leve, longe da densidade literária encontrada nas obras de ambos os poetas, fazendo um passeio pela vida dos escritores. Mostra também, por exemplo, as semelhanças pouco imagináveis entre o poeta sonhador e o escritor e engenheiro militar.

Em 152 páginas, Castro Alves e seu tempo traz também a iconografia e seleção de poemas de Euclides da Cunha e Castro Alves. O lançamento do livro comemorará também o centenário de morte de Euclides da Cunha, completados em 15 de agosto.

Quem comprou o livro antecipadamente poderá retirá-lo durante o lançamento, na Faculdade de Direito da USP, nesta segunda-feira, ou na Associação dos Antigos Alunos durante toda semana. Ou, ainda, poderá aguardar o envio, sem custos, pelos Correios.

Serviço
Castro Alves e seu tempo
Editora: Lettera.doc
Lançamento: 28/9, às 18h30
Local: Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco, 95 1º andar
Páginas: 152

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!