Revisão criminal

STJ concede liberdade a policial vítima de erro

Autor

24 de setembro de 2009, 16h12

“A obrigação do Poder Judiciário, em caso de erro grave, como uma condenação que contrarie manifestamente as provas dos autos, é reparar de imediato esse erro. Se isso não foi feito, cabe a esta corte Superior fazê-lo, sob pena de perpetuação do erro”. A consideração foi feita pelo desembargador convocado Celso Limongi, da 6ª Turma, ao votar pela soltura imediata do policial militar Rosenvaldo Honório Costa, do Rio de Janeiro.

O policial foi condenado a 15 anos por homicídio, mesmo tendo agido em legítima defesa, com base em depoimento de apenas uma testemunha com indícios de suspeição e sem direito ao contraditório. O crime ocorreu quando o policial foi, a pedido da dona de um imóvel, conversar com o comprador, que não estava pagando as prestações de compra do imóvel como combinado.

Ao chegar ao local, acompanhado do irmão, antes mesmo de conseguir falar com o comprador, a vítima do policial saiu do bar, afirmando que "aquela área era dele" e nada havia a acertar com o comprador. Houve discussão, o homem sacou uma arma, disparando um tiro na nádega do policial, que reagiu, atirou três vezes e acabou acertando a vítima.

Essa foi a versão apresentada pelo policial, que foi confirmada na polícia e em juízo. O policial foi, no entanto, condenado pelo Tribunal do Júri como incurso no artigo 121, parágrafo 2°, II, do Código Penal. Uma revisão criminal foi ajuizada pela defesa. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou. No Habeas Corpus dirigido ao STJ, o advogado alegou que a condenação teve o respaldo de uma única testemunha, o comprador, cujo depoimento foi tomado apenas na fase policial, sem contraditório.

Após o voto do relator, desembargador convocado Haroldo Rodrigues, no sentido de anular o julgamento para outro ser feito, o desembargador convocado Celso Limongi pediu vista do caso. “Como facilmente se percebe, o depoimento do comprador merecia desde logo sérias reservas, porque foi ele o responsável por deflagrar conflito de ordem civil”, considerou, ao observar, que além de tudo, a vítima era compadre da irmã do comprador.

Em seu voto, Celso Limongi afirmou que não era caso de oferecimento da denúncia. Se recebida, como foi, não caberia a decisão de pronúncia, porque a prova se baseava em único depoimento, tomado na fase inquisitória, sem o necessário e indispensável contraditório. Pronunciado o réu, foi levado a julgamento pelo Tribunal do Júri. Era evidente caso de absolvição. Foi, porém, condenado.

Para o desembargador Limongi, não havia nenhuma dúvida de que era caso de se acolher a apelação para anular o julgamento, enviando o réu a novo julgamento do Júri. Não houve acolhimento do recurso, tendo sido ajuizada a revisão criminal. Na ocasião, apenas um voto acolheu o pedido da defesa pela absolvição, a fim de reparar manifesto erro judiciário.

A decisão do TJ-RJ, por maioria, no entanto, negou a revisão criminal sob o argumento de que a condenação se baseara em prova produzida em juízo. “Uma ‘Comédia dos Erros’, a lembrar Shakespeare, com todo o respeito que merecem aqueles que pensaram diferentemente”, assinalou o desembargador. Ao votar pela soltura do policial, o desembargador Limongi destacou que houve, inequivocamente, erro judiciário que precisa ser reparado em definitivo.

Em seu voto, ele afirmou que a anulação do julgamento para levar o réu a novo julgamento dará oportunidade à perpetuidade daquele erro. Ao votar pela liberdade imediata do policial, observou, ainda, que há documento no processo comprovando que o policial não registrava antecedentes criminais. “Apesar de ser policial militar, com exercício no estado do Rio de Janeiro, sempre às voltas com criminalidade mais violenta, como é de todos sabido”, concluiu Celso Limongi. A decisão foi por 3 a 2. Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

HC 63.290

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!