Grid de largada

Internet deve reposicionar ranking de escritórios

Autor

24 de setembro de 2009, 16h52

O novo ritmo da Justiça está mudando a face da Advocacia. Fatores tradicionalmente fundamentais para o escritório decaem de importância — enquanto itens antes considerados “acessórios opcionais” tornam-se requisitos essenciais. O processo eletrônico, por exemplo, entroniza o computador no centro da atividade jurídica. Afinal, perder um email quando as citações e notificações são feitas pela Internet não será um problema simples. Por outro lado, aquele endereço físico estratégico para o escritório (próximo dos fóruns ou do centro empresarial), nunca mais terá a mesma importância. A Internet iguala. Com ela o acompanhamento de processos em outras praças ficará muito mais fácil.

“A briga vai ser boa nesses primeiros estágios”, nota o advogado Omar Kaminski, prevendo um realinhamento de posições com a troca dos parâmetros de diferenciação da Advocacia neste novo cenário. Kaminski é um dos principais estudiosos da informática jurídica e da internet legal do país. Ele será palestrante do workshop Nova Advocacia! que acontece em São Paulo, no próximo dia 9 de outubro, com o apoio da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). O evento tratará também de gestão de escritórios, marketing e investigação voltada para a Advocacia. 

Como “heavy-user” da Internet, Kaminski irá compartilhar alguns macetes que passou a dominar desde que entrou na rede. “Quero discutir métodos e tendências, tentar explicar como a internet funciona de um modo geral”, ilustra o especialista, referindo-se a técnicas como a de localizar um usuário ou a origem de um IP (o registro geral de um computador); como registrar um domínio ou como localizar um projeto de lei. “Quero também discutir sobre software livre e apresentar alternativas para o dia-a-dia do profissional do Direito visando economia e produtividade”, expõe.

Saiba quem são os demais palestrantes e seus respectivos temas clicando aqui. As inscrições feitas até esta sexta-feira (amanhã), têm desconto no preço.

O workshop se inscreve dentro do ciclo Advocacia 2.0 iniciado no mês passado com o mesmo objetivo: pavimentar o ingresso do advogado no espaço para o qual todos os tribunais estão migrando, o do processo eletrônico. Cada participante terá à sua disposição um lap top (quem trouxer o próprio equipamento terá desconto na inscrição). Instrutores percorrerão as mesas para auxiliar no treinamento.

Esticada cultural
Como o evento será em uma sexta-feira (dia 9 de outubro) que antecede o feriado do dia 12 (segunda-feira), o evento oferece a possibilidade de uma programação cultural. O Museu de Arte Brasileira da Faap está apresentando a mais importante exposição mundial de trajes de cena, com as criações feitas para o cinema e teatro pelo célebre costureiro francês Christian Lacroix. A entrada é grátis. Outra facilidade, para quem vier de outras cidades e estados e quiser se hospedar em São Paulo é o Hotel Transamérica que fica em frente à Faap. A diária ali é de 190 reais. O interessado pode fazer sua reserva diretamente ou contar com apoio da organização do evento.

Outra oportunidade é a peça Restos, do ator Antônio Fagundes, também em cartaz no Teatro Faap. O solo de Fagundes foi escrito por Neil LaBute e é descrito como um espetáculo passional sobre a natureza da vida e da morte e o que a sociedade aceita em nome do amor. O ingresso, que pode ser adquirido antecipadamente, custa 100 reais.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!