Sinal verde

Comissão do Senado aprova Múcio para vaga no TCU

Autor

22 de setembro de 2009, 17h04

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira (22/9) a indicação do ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, para o Tribunal de Contas da União. Ele disse ter absoluta isenção para, no novo cargo, julgar as contas do governo. A informação é do Globo Online. “Sinto-me com absoluta isenção. E vou usar a mesma ferramenta que usei até agora. Como diz o poeta: desatar os nós e reatar os laços”, disse Múcio, ao final da sabatina.

A maioria dos senadores fez discursos favoráveis à indicação. A votação foi secreta. Agora, o nome de José Múcio precisa ser aprovado pelo Plenário do Senado. A votação deve ocorrer ainda nesta terça. Ele deverá ocupar a vaga deixada após a aposentadoria do ministro Marcos Vilaça.

A reunião foi permeada de discursos elogiosos. Múcio se disse emocionado com o que ouviu. “Não há como fugir à emoção. São 20 anos nesta casa. Foi uma viagem no tempo”, comentou. O ministro ainda se disse favorável à indicação do atual advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. “Tenho certeza que a aprovação será fácil. Ele é um homem sério, talhado.” Toffoli tem recebido críticas por ter sido advogado do PT nas campanhas eleitorais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nessa quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça vai analisar o parecer do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) sobre a indicação. A expectativa é de que haja um pedido de vista e a sabatina ocorra na próxima semana, dia 30.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!