Greve dos Correios

Sindicato deve manter 30% dos funcionários trabalhando

Autor

21 de setembro de 2009, 17h14

O Tribunal Superior do Trabalho determinou à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) que sejam mantidos 30% dos funcionários em cada uma das unidades dos Correios. Caso a determinação seja desrespeitada, será aplicada multa diária de R$ 50 mil. Caberá às Procuradorias Regionais do Trabalho a fiscalização do cumprimento da medida. O tribunal não aceitou o pedido para suspender a greve.

No final da semana passada, a empresa entrou com um pedido de dissídio coletivo afirmando que a greve é abusiva. Segundo os Correios, já foi registrado o atraso no envio de 34,6 milhões de correspondências, além de 339 mil encomendas. Também foi marcada a audiência de conciliação na próxima quinta-feira (24/9) para que se chegue a um acordo sobre o aumento salarial da categoria, entre outras reivindicações e o fim da greve.

Os funcionários dos Correios estão em greve desde o dia 14. Além de aumento salarial, pedem contratações de novos carteiros e uma reestruturação da empresa. Dos 109 mil funcionários, 24% ainda estão em greve. A proposta do governo é de reajuste salarial de 9%, além de outros benefícios. Com informações da Agência Brasil e da Assessoria de Imprensa do TST.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!