Projetos especiais

Administrador não ganha adicional de participação

Autor

15 de setembro de 2009, 12h20

Um adicional de participação em projetos especiais motivou uma reclamação trabalhista de um administrador que alegou discriminação por não ter recebido o benefício. O adicional foi estipulado pela Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística Central para pagamento aos seus funcionários.

O administrador sustentou que o benefício era um aumento salarial disfarçado, dado a privilegiados, e que ele desempenhava as mesmas funções e possuía as mesmas atribuições de outros dois empregados que receberam a vantagem. Um deles técnico de manutenção, e outro, assistente administrativo. Em sua última tentativa de obter o adicional, o trabalhador teve seu Agravo de Instrumento rejeitado pela 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho.

A empresa alegou que a parcela era concedida apenas a funcionários qualificados e participantes de projetos especiais. O trabalhador recorreu.

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) manteve a sentença. O administrador não comprovou que o pagamento da parcela teria sido motivada por privilégio e em seu detrimento. Segundo o Tribunal Regional do Trabalho, a norma interna da empresa deve ser interpretada restritivamente e concluiu: “O princípio isonômico determina o tratamento igualitário exclusivamente àqueles que se encontram em situações idênticas”.

O ministro Fernando Eizo Ono não verificou a violação constitucional nem a ofensa a artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) ou do CPC apresentadas pelo trabalhador. O relator observou que o TRT manteve o não-deferimento das diferenças salariais porque houve prova de que as funções dos empregados apontados pelo autor da ação não eram idênticas. Diante da fundamentação do ministro Eizo Ono, a 4ª Turma negou provimento ao Agravo.

RR-320/2007-006-12-00.7

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!