Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Investigação contra Maluf

Protógenes vai responder outro processo na PF

O delegado Protógenes Queiroz vai enfrentar mais um processo administrativo dentro da Polícia Federal. Ele foi notificado, nesta quarta-feira (2/9), sobre a abertura da quarta ação. Esta última trata da sua conduta na investigação contra o atual deputado e ex-prefeito paulistano Paulo Maluf (PP-SP). Ela já tinha sido arquivada, mas foi reaberta, de acordo com informações da Folha Online.

Nesta mesma quarta-feira, o delegado confirmou que vai se filiar ao PCdoB e concorrer a algum cargo em São Paulo nas eleições de 2010. A notificação foi feita diante dos jornalistas, antes do anúncio da filiação. Protógenes — peça central da Operação Satiagraha na PF, deflagrada no ano passado e que tinha como alvo o banqueiro Daniel Dantas — disse após receber a notificação que, a partir de agora, haverá esforços para evitar que seja eleito. “Se eu for deputado, senador, terei foro privilegiado. Será mais difícil de me constranger”, disse o delegado.

O constrangimento, no caso, seria a utilização política de uma série de processos — seis, sendo dois inquéritos e quatro processos administrativos, incluindo o que foi reaberto — que correm contra Protógenes.

Maluf e seu filho Flávio Maluf foram indiciados por Protógenes pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha, peculato (desvio ou apropriação de dinheiro público) e sonegação fiscal. Na ocasião, o delegado investigava o envio de dinheiro para contas na Suíça. As remessas, segundo a investigação, foram feitas na gestão de Maluf na Prefeitura de São Paulo (1993-1996) e também na de Celso Pitta (1997-2000), eleito com apoio de Maluf.

“Estou passando por vários constrangimentos deste tipo”, disse, citando casos em que recebeu intimações antes de palestras dadas em Salvador e Santos — esta última na sexta-feira passada, quando falaria a estudantes da Universidade Católica de Santos. “A tendência é que isso se intensifique.”

Protógenes assinará a carta de filiação ao PCdoB no próximo dia 7, Dia da Independência do Brasil, em São Paulo.

Revista Consultor Jurídico, 2 de setembro de 2009, 17h58

Comentários de leitores

5 comentários

sem ficha suja não entra

Francisco Lobo da Costa Ruiz - advocacia criminal (Advogado Autônomo - Criminal)

A notícia, aparentemente mostrando um lado negativo do cidadão pretendente a um cargo público, para representar o povo sofrido, reprimido e outras baboseiras de discurso político, é apenas uma jogada de marketing. A ficha suja, de preferência imunda, é requisito para quem se dispõe a ter contra sí assacadas as piores referências, e ainda sair com cara de honesto e de reputação ilibada. Ou seja: tem de ser cara de pau.

Santa ingenuidade política

Gilberto Serodio Silva (Bacharel - Civil)

Quem acredita que a PF está perseguindo o Delegado que está se filiando ao PC do B, coerentemente, diga-se.
O que é hilário é aturar Zé do Pedágio, incentivando a candidatura dele na vice de Marina da Silva. Você acrediatm qque a esquerda vai manobrar para dar moleza ao Serra. Sábio e esperto é Aécio Neves, esse sim tem bons estrategistas, está se preservando acima de tudo pois sabe que Lula elege até poste, em especial com Urna Eletrônica de com Gilmarzinho devendo á ele por conta do DVD....a operação deveria se chamar Rabo Preso e não Satiagraha. E ainda tem o Cacciola na regra três, dizem preso em Bangu II - RJ, como dizem os gringos, just in case.
Mudei de idéia: Fica Sarney. Cuidado que Pallocci vem aí....kkkkk. A direita vai desaparecer, reduzida ao minimo denominador comum...

candidatissimo

dinarte bonetti (Bacharel - Tributária)

O Delegado Protogenes está certíssimo. Da maneira que vai, a policia federal vai elegê-lo ao que ele queira. Qualquer ser pensante minimamente preparado percebe a perseguição a que está sendo vítima o delegado.
Prender (?) ou ao menos perturbar o socego dos eternos criminosos do colarinho branco no Brasil, que nunca foram incomodados antes, é atitude corajosa e que marcou a carreira do delegado Protógenes.
Quanto mais processos em cima dele, mais vontade se tem de votar no cara.
Portanto, a policia federal está fazendo do Del. Protogenes candidatissimo, sem erro. Parabens ao PC do B pela importantíssima adesão. E parabens ao delegado, pela coerencia.
Só deve cuidar bem de sua saúde, pois esse pessoal não é de brincadeira.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 10/09/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.