Investigação contra Maluf

Protógenes vai responder outro processo na PF

Autor

2 de setembro de 2009, 17h58

O delegado Protógenes Queiroz vai enfrentar mais um processo administrativo dentro da Polícia Federal. Ele foi notificado, nesta quarta-feira (2/9), sobre a abertura da quarta ação. Esta última trata da sua conduta na investigação contra o atual deputado e ex-prefeito paulistano Paulo Maluf (PP-SP). Ela já tinha sido arquivada, mas foi reaberta, de acordo com informações da Folha Online.

Nesta mesma quarta-feira, o delegado confirmou que vai se filiar ao PCdoB e concorrer a algum cargo em São Paulo nas eleições de 2010. A notificação foi feita diante dos jornalistas, antes do anúncio da filiação. Protógenes — peça central da Operação Satiagraha na PF, deflagrada no ano passado e que tinha como alvo o banqueiro Daniel Dantas — disse após receber a notificação que, a partir de agora, haverá esforços para evitar que seja eleito. “Se eu for deputado, senador, terei foro privilegiado. Será mais difícil de me constranger”, disse o delegado.

O constrangimento, no caso, seria a utilização política de uma série de processos — seis, sendo dois inquéritos e quatro processos administrativos, incluindo o que foi reaberto — que correm contra Protógenes.

Maluf e seu filho Flávio Maluf foram indiciados por Protógenes pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha, peculato (desvio ou apropriação de dinheiro público) e sonegação fiscal. Na ocasião, o delegado investigava o envio de dinheiro para contas na Suíça. As remessas, segundo a investigação, foram feitas na gestão de Maluf na Prefeitura de São Paulo (1993-1996) e também na de Celso Pitta (1997-2000), eleito com apoio de Maluf.

“Estou passando por vários constrangimentos deste tipo”, disse, citando casos em que recebeu intimações antes de palestras dadas em Salvador e Santos — esta última na sexta-feira passada, quando falaria a estudantes da Universidade Católica de Santos. “A tendência é que isso se intensifique.”

Protógenes assinará a carta de filiação ao PCdoB no próximo dia 7, Dia da Independência do Brasil, em São Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!