Tributo ao poeta

Pré-venda de livro sobre conferência vai até sexta

Autor

2 de setembro de 2009, 17h50

Mais de 700 exemplares do livro que poderá viabilizar uma homenagem ao poeta Castro Alves foram vendidos. A obra levantará fundos para a construção de uma herma (coluna de mármore com o busto do poeta) na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. A pré-venda foi prorrogada até a próxima sexta-feira (4/9). A obra trará em livro a conferência sobre Castro Alves proferida por Euclides da Cunha, em 1907, no Centro Acadêmico do Largo São Francisco. O projeto foi idealizado pelo historiador Cassio Schubsky. (Clique aqui para comprar o livro)

Sabendo da importância da homenagem a um dos poetas mais importantes da literatura brasileira, personalidades de variadas atuações no âmbito nacional estão contribuindo com a compra do livro. O ex-ministro das Relações Exteriores e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Celso Lafer, foi uma delas.

Para ele, é a oportunidade de continuar algo que começou cem anos atrás. “Nesse sentido, nossa Associação de Antigos Alunos é muita ativa em manter a memória da Faculdade de Direito sempre em evidência, reverenciando aqueles que são os grandes poetas do nosso país”. Parafraseando uma passagem de um livro do escritor Alberto da Costa e Silva, Lafer diz que “Castro Alves foi o grande pop star literário do Brasil de sua época”. O ex-ministro afirmou que alguém com desenvoltura social como o poeta abolicionista merece tantas honras quanto puderem ser feitas.

Lafer finalizou reafirmando a importância do respeito a grandes poetas e a lembrança de acontecimentos históricos ao mesmo tempo. “Você engloba Euclides da Cunha e o centenário de sua morte, o poeta Castro Alves e um uma grande conferência que aconteceu em 1907, com o empenho de homenagear três grandes poetas”. Lafer refere-se aos poetas Álvares de Azevedo, que já teve um busto construído em sua homenagem; Castro Alves; e Fagundes Varela, que também será homenageado com a uma herma na Faculdade de Direito. “Sem dúvida nenhuma, esses três poetas são figuras que moldaram a literatura brasileira”, completou.

Além de Celso Lafer, aderiram ao projeto personalidades como a escritora Lygia Fagundes Telles, o advogado e ex-ministro do Trabalho, Almino Affonso, e o historiador José Murilo de Carvalho, dentre outros.

A obra nasce de uma parceria entre a Editora Lettera.doc e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito e será lançada em 28 de setembro, mas está em fase de pré-venda até sexta-feira (4/9). Todos que comprarem antecipadamente a obra terão o nome publicado no próprio livro, mostrando o apoio ao projeto. O lançamento do livro comemorará também o centenário de morte de Euclides da Cunha, completados em 15 de agosto.

A publicação editada pela Lettera.doc terá ainda textos dos dois poetas, cronologias, cartas e curiosidades históricas que permearam o evento de 1907, com texto mais acessível se comparado as demais obras de Euclides da Cunha.

Hermas
Em 1907, a diretoria do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, lançou uma campanha para a construção das hermas de três grandes poetas românticos brasileiros: Álvares de Azevedo, Castro Alves e Fagundes Varela. No mesmo ano, o escritor Euclides da Cunha foi convidado pelos alunos para fazer uma exposição sobre Castro Alves e com a oportunidade de falar sobre o colega, ele decidiu transformar o evento em um esforço para a construção da herma. Ingressos foram cobrados para a conferência, mas o dinheiro não foi suficiente. Até hoje, apenas o busto de Álvares de Avezedo foi feito.

Em 2007, ao comemorar o centenário do evento, o historiador Cassio Schubsky teve a ideia de publicar a conferência proferida por Euclides da Cunha. “Toda a imprensa dedicou espaço e tempo à visita do escritor que era ilustre na época”, conta, revelando a importância do acontecimento na cidade de São Paulo. A conferência aconteceu cinco anos depois da publicação do clássico Os Sertões.
Clique aqui para comprar o livro.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!