Risco ausente

Juiz nega pedido de interdição de creche com amianto

Autor

14 de outubro de 2009, 3h10

Se as telhas de amianto estão fora do alcance das crianças, não há riscos de contaminação. O entendimento é da Justiça paulista, que negou seguimento a uma ação popular movida contra uma creche na cidade de Guariroba. A ação, ajuizada pelo advogado Álvaro Guilherme Serôdio Lopes, pedia a retirada das telhas da creche, alegando que o amianto é cancerígeno.

O Ministério Público concordou com o pedido do advogado. Se tivesse sido acolhido o pedido de liminar feito na ação, a Creche Municipal Izaltina Franco de Jesus teria de ser interditada.

Segundo o juiz René José Abrahão Strang, titular da vara de Taquaritinga, é o manuseio do amianto que representa risco à saúde. “A interdição de uma creche é medida extrema, pois há de se levar em conta o prejuízo social que isso causaria as crianças e suas genitoras, pois como se sabe, muitas dependem deste local para que possam trabalhar e garantir o sustento de seus filhos”, disse na decisão.

No entanto, ele ordenou que a prefeitura retire “qualquer material que esteja ao alcance das crianças”. Ele pediu um estudo à Universidade de São Paulo para saber qual o risco que o material representa para moradores de locais cobertos com telhas de amianto. Dependendo da resposta, a decisão do juiz pode ser revista.

Leia a decisão

13. CADERNO 4 – JUDICIAL 1ª INSTÂNCIA – INTERIOR – CIVEL – MÓDULO IV

24/9/2009 – 2ª VARA – Comarca: TAQUARITINGA

PROCESSO Nº 1475/09
Ação Popular
Álvaro Guilheme Serôdio Lopes X José Paulo Delgado Junior e outros
Fls.158:

Vistos.

1. Nos autos da presente ação popular, pugna pela concessão de medida liminar para interdição do prédio da creche localizada no distrito de Guariroba.

2. O Ministério Público manifestou-se pelo acolhimento da medida.

3. Determinada a constatação da utilização do material amianto no prédio que está instalada a creche, verificou-se que conforme advertência contida no referido material, o que pode gerar prejuízo é a manipulação do material.

4. Portanto, a interdição de uma creche é medida extrema, pois há de se levar em conta o prejuízo social que isso causaria as crianças e suas genitoras, pois como se sabe, muitas dependem deste local para que possam trabalhar e garantir o sustento de seus filhos.

5. É o conhecimento de todos que este material é utilizado em muitas casas residências em razão do custo que representam para a realização de uma obra, também a de se levar em conta que se este material a princípio fosse tão prejudicial às pessoas as autoridades de saúde já deveriam ter proibido a sua utilização, o que não é o caso.

6. Diante do exposto, considerando o grave prejuízo que a medida extrema causaria as famílias envolvidas, INDEFIRO o pedido de liminar de interdição, ante a falta de elementos que permitam garantir com o mínimo de certeza o prejuízo causado, a ponto de determinar a interdição de um estabelecimento de ensino. Outrossim, DETERMINO que o Município retire, no prazo de 48 horas, contados a partir da intimação, qualquer material que esteja ao alcance das crianças, vez que a advertência contida no material alerta para o prejuízo do MANUSEIO, comprovando-se nos autos, no mesmo prazo.

7. Sem prejuízo, oficie-se, COM URGÊNCIA, à Universidade de São Paulo Campus de São Carlos, a fim de que os docentes do Curso de Engenharia Ambiental, esclareçam quais os prejuízos causados aos moradores pela utilização nas construções do material utilizado na referida creche, devendo a serventia encaminhar, para tanto, cópia do laudo de fls. 136/151.

8. Esclareço, por fim, que tal medida poderá ser revista no decorrer do processo, caso venha este Juízo entender que haja a necessidade da interdição, o que poderá ocorrer após a reposta do ofício encaminhado à Universidade de São Paulo e a apresentação da defesa do réus.9. Providencie a serventia a citação dos réus e o cumprimento do item 3 de fls. 134.Int. – (DR.ALVARO GUILHERME SERÓDIO LOPES OAB/SP Nº 76.847).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!