História do Brasil

Lançado livro sobre os 200 anos da Justiça no país

Autor

3 de novembro de 2009, 17h51

Clovis Rossi/LTB Advogados
Lançamento do Livro Justiça no Brasil - Clovis Rossi/LTB Advogados Foi lançado na semana passada o livro Justiça no Brasil – 200 Anos de História. De autoria dos advogados Paulo Guilherme de Mendonça Lopes e Patrícia Rios, sócios do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados, o livro conta a história do Judiciário brasileiro desde a instalação da Casa de Suplicação, o primeiro tribunal de cúpula no país, em 1808, até os dias atuais, quando a Justiça passa a ter um papel cada vez mais ativo na vida do cidadão.

O lançamento, na Livraria da Vila, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, atraiu advogados, empresários, e membros dos três poderes. Marcou presença o ex-presidente e ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça,  Edson Vidigal. Para ele, a obra representa um marco na tentativa de preservar a memória do Judiciário brasileiro.

Segundo o desembargador Nelson Calandra, presidente da Apamagis (Associação Paulista dos Magistrados), o livro chega em boa hora. “A obra oferece uma perspectiva histórica do Judiciário brasileiro e mostra a contribuição dada ao desenvolvimento social, econômico e político do país”

O empresário Paulo Godoy, presidente da Abdib (Associação Brasileira da Infra-estrutura e da Indústria de Base) disse que “o livro dá relevo ao estágio atual da Justiça brasileira. Mostra a enorme evolução que testemunhamos e a importância desse Poder de Estado na história do Brasil”. Também marcaram presença no lançamento, entre outros, os desembargadores Luiz Edmundo Marrey e Carlos Teixeira Leite Filho e as advogadas Paola Martinelli Szanto e Gladys Maluf Chamma.

Reprodução
Capa livro 200 Anos - Reserve - ReproduçãoJustiça no Brasil – 200 Anos de História  é a segunda iniciativa editorial que reúne o Leite Tosto e Barros, a ConJur Editorial, a empresa TBE (Transmissoras Brasileiras de Energia) que patrocinou a obra, e um episódio da história da Justiça no Brasil. Antes, essa união de empreendedores já havia produzido O Processo de Tiradentes, um resgate do julgamento do maior herói da história do Brasil.

O deputado Paulo Maluf preferiu enaltecer o compromisso dos autores e realizadores da obra em preservar a história da Justiça no Brasil. “O escritório Leite, Tosto e Barros é uma casa pujante que já nos brindou com um trabalho maravilhoso — O Processo de Tiradentes. Este novo trabalho da autoria dos brilhantes Paulo Guilherme Lopes e Patrícia Rios projeta para a sociedade o quanto contribuem para o avanço social os advogados e os juízes”

Com 240 páginas ricamente ilustradas em edição de luxo, Justiça no Brasil faz o relato detalhado da evolução do Judiciário brasileiro, dentro do contexto da história política nacional. Antes de atingir o marco histórico de 10 de maio de 1808 – data da independência da Justiça brasileira com a implantação da Casa de Suplicação no Rio de Janeiro — os autores repassam os episódios  vividos pelo Judiciário no país, desde a chegada de Pedro Álvares Cabral, que já trazia em sua comitiva um desembargador. Com efeito, revela o livro que o frei Henrique de Coimbra embarcou na esquadra de Cabral justamente por seu notório saber jurídico.

No posfácio da obra, os autores lembram que nunca antes neste país, o Judiciário ocupou espaço tão proeminente na vida nacional a ponto de ser acusado de invadir o espaço dos outros poderes da República ou de propiciar uma excessiva judicialização dos atos sociais. A leitura do livro de Mendonça Lopes e Patrícia Rios ajuda a entender esse fenômeno contemporâneo.


SERVIÇO
Título: Justiça no Brasil – 200 Anos de História
Autores: Paulo Guilherme de Mendonça Lopes e Patrícia Rios
Editora: ConJur Editorial
Número de páginas: 240
Preço: R$ 95
Compras: pela internet na Loja ConJur
Clique aqui para comprar Justiça no Brasil – 200 Anos de História
Clique aqui para comprar O Processo de Tiradentes


Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!