Acesso à Justiça

Tribunais do país terão plano de comunicação

Autor

30 de março de 2009, 12h55

O Grupo Volante de Apoio à Justiça, criado pelo Conselho Nacional de Justiça, vai criar um plano estratégico de comunicação integrada que será utilizado em todos os tribunais do país para viabilizar o acesso à Justiça e melhorar a prestação jurisdicional. Para isso, os integrantes do grupo participaram na sexta-feira (27/3) na sede do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília, da I Oficina Integrada de Gestão de Informação e Comunicação Estratégica.

O Grupo Volante de Apoio à Justiça nos estados foi criado pelo ministro Gilmar Mendes por meio da Portaria 482, assinada no dia 27 de fevereiro. O objetivo é ajudar os tribunais de Justiça a solucionarem os problemas enfrentados pelo Judiciário. O primeiro estado a se beneficiar será o Piauí.

Ministrada pela doutora em Ciência da Informação, Valéria Mendonça, a oficina vai discutir o trabalho que está sendo feito pelo Grupo Volante no Piauí, desde o dia 9 deste mês, e estabelecer um planejamento estratégico de ação para as próximas visitas em outros estados.

De acordo com a coordenadora do Grupo Volante, juíza Maria da Conceição Silva Santos, o Planejamento Estratégico será baseado em cinco eixos: modernização, processos, gestão da informação, recursos humanos e tecnologia da informação. “É importante promover mudanças na área tecnológica, mas é preciso também mudar paradigmas e criar a figura do juiz contemporâneo, que faz parte do processo e do servidor como colaborador”, explicou a juíza.

O juiz Julio César Menezes Garcez, do Piauí, também participa da oficina que conta ainda com a presença de servidores e técnicos de diferentes tribunais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Distrito Federal. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!