Mercado Jurídico

Crise atinge escritórios de advocaia dos EUA

Autor

6 de março de 2009, 9h40

Do final de 2008 para cá, 776 funcionários foram demitidos nos dez escritórios de advocacia dos Estados Unidos que mais reduziram a equipe por conta da crise financeira. Entre os demitidos, estão sócios e conselheiros. O site The AM Law Daily fez um Top Ten, às avessas, para retratar a situação no país. Os números são de setembro de 2008 a março deste ano.

O primeiro da lista é o Orrick, Herrington & Sutcliffe, que demitiu 20% da equipe (140 pessoas). Em números absolutos, o Latham & Watkins foi que mais cortou. Foram 190 demitidos.

Escritório

Demitidos

Porcentagem

Orrick, Herrington & Sutcliffe

140

19,8%

Holland & Knight

70

15,1%

Cooley Godward

52

12,9%

Bryan Cave

58

11,2%

Latham & Watkins

190

10,8%

McDermott Will

60

10,6%

Wilson Sonsini

45

10%

O’Melveny & Myers

90

9,5%

Goodwin Procter

36

7,4%

Proskauer Rose

35

6,3%

Fusão

Os escritórios Marcelo Neves Consultores Jurídicos e Barichello, Araujo & Zanchim Advogados anunciaram a fusão. Segundo os sócios, as duas bancas tiveram aumento de faturamento e de clientes em 2008. O novo escritório preservará o nome do advogado Marcelo Neves, que cuida da área constitucional. Além dele, são sócios: Pedro Souza (Seguros e Previdência Privada), Kleber Zanchim (Direito Imobiliário e Infraestrutura), Paulo Araujo (Contratos, Família e Sucessão) e Renato Barichello Butzer (Direito Bancário e Consumidor) . Os quatro são graduados pela USP.

Honoris Causa

O advogado Luiz Olavo Baptista recebe, nesta sexta-feira (6/3), em Portugal, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa. Ele é fundador do L.O. Baptista Advogados, além de participar da equipe de especialistas da Organização Mundial do Comércio (OMC). Durante os 40 anos atuando na advocacia, também alcançou o cargo de professor titular de Direito Internacional da USP.

Negócio do Ano

O Machado, Meyer, Sendacz e Opice prestou assessoria jurídica a duas operações vencedoras do Prêmio Deal of the Year de 2008 da publicação britânica Latin Lawyer. A aquisição do Grupo Ultra, em conjunto com a Petrobrás, pelo Grupo Ipiranga venceu na categoria Fusões e Aquisições. Na categoria Finanças Corporativas, a operação vencedora foi a oferta pública inicial da petroleira OGX feita por bancos. Em 2006, o escritório brasileiro participou de operações vencedoras em Finanças Corporativas e Reestruturação de Dívidas.

Mercado imobiliário

O governo de Angola pretende construir um milhão de casas para a população de baixa renda. Para isso, criou uma equipe de especialistas, organizada pelo Ministério da Habitação e Meio Ambiente de Angola, para traçar um diagnóstico sobre a legislação e as políticas públicas do país. O advogado Carlos Eduardo Duarte Fleury, diretor executivo do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, e o Pedro Cortez, sócio da área de imobiliário do Koury Lopes Advogados, estavam entre os convidados. Eles fizeram parte da equipe que avaliou a legislação de registros públicos do país, comparando com a legislação brasileira.

Campanha solidária

O Núcleo de Responsabilidade Social do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia conseguiu arrecadar 62 bolsas de sangue durante a campanha que fez com os funcionários neste mês. A banca, de Ribeirão Preto (SP), tem parceria com o Hospital São Francisco Clínicas. Esta foi a quinta campanha organizada, que contou com a presença de 47 doadores.

Pelas sociedades

*** Tatiana Marani Vikanis é a nova sócia do KLA (Koury Lopes Advogados). Ela é especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário e atua no escritório desde 2002, no consultivo e contencioso tributário.

*** Quatro novos advogados passam a integrar a equipe do Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados. A advogada Aude Lovigny é especialista em investimentos transnacionais, fusões e aquisições. Ela é graduada em Direito francês, italiano e brasileiro. Alexandre Cesar Kawakami atuou por mais de dez anos no mercado japonês e asiático, por isso tem experiência em operações com fundos de investimento, transações de exportação e importação. Marília Rabelo Corrêa atuou, em Houston, como diretora jurídica para a América Latina de empresa do setor petrolífero. Luiz Gustavo Miranda tem experiência em governança corporativa, direito e administração de cooperativas, além de gerenciamento de riscos legais e contratuais.

*** A advogada Fernanda Mendonça Figueiredo tornou-se sócia do Tostes e Associados Advogados. A banca é comandada no Rio de Janeiro por Sergio Tostes e conhecida pelo atendimento nas áreas de energia, óleo e gás. Fernanda é mineira, graduada pela Faculdade de Direito Milton Campos e mestranda na área.

*** Fernando Sérgio Piffer, formado pela Unip-Campinas, é o novo contratado do escritório Fernando Quércia e Advogados Associados. Ele já exerceu o cargo de juiz classista da 1ª Vara do Trabalho de Campinas. Tem curso de Mediação e Arbitragem pelo Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem e também é formado em administração pela PUC-Campinas. Atuará na área trabalhista.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!