Fim da invasão

Sem-terra desocupam fazenda em Pernambuco

Autor

4 de março de 2009, 20h37

Cerca de 80 famílias de trabalhadores rurais sem-terra desocuparam, nesta quinta-feira (4/3), a Fazenda Jabuticaba, em São Joaquim do Monte (PE). No dia 21 de fevereiro, a fazenda foi invadida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, quando quatro seguranças foram mortos.

O grupo saiu da fazenda depois de acordo assinado com a Ouvidoria Agrária Nacional, órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O acordo assegurou às famílias a entrega mensal de 100 cestas básicas. A retirada foi supervisionada pelo ouvidor agrário nacional e presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, Gercino Silva Filho, e pelo promotor agrário de Pernambuco, Edson Guerra.

Com a saída dos sem-terra, que se transferiram para uma propriedade de um hectare, a um quilômetro do acampamento, a medição da Jabuticaba terá início na segunda-feira (9/3), pelo Incra. Se a área for maior de 525 hectares, será vistoriada com fins de reforma agrária. Se menor, os sem-terra devem se comprometer a nunca mais ocupá-la, pois ela estaria fora do padrão para o programa de reforma agrária. O dono da fazenda diz que ela tem 247 hectares, já o MST calcula a área superior a 525 hectares.

O superintendente do Incra em Pernambuco, Abelardo Sandes Siqueira, adiantou que, além da medição da Fazenda Jabuticaba, o instituto irá procurar novas terras para o assentamento de famílias na região.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!