Driblados pelo Ronaldo

Jogadores não conseguem indenização

Autor

2 de março de 2009, 18h49

A Corte Suprema da Espanha rejeitou o recurso apresentado por sete jogadores do Compostela que se diziam prejudicados por um comercial da Nike que mostrava um gol marcado pelo atacante Ronaldo após driblá-los. O anúncio foi ao ar em 1997, no ano seguinte à partida, e seu texto exaltava a jogada do brasileiro.

No lance, o então jogador do Barcelona pegou a bola no meio-campo e driblou os adversários até invadir a área, fazendo um dos gols mais bonitos de sua carreira. De acordo com o portal de notícias Terra, o grupo de jogadores do Compostela queria ser indenizado por considerar que o comercial prejudicava sua imagem e atacava sua honra.

A Justiça espanhola entendeu que os atletas já haviam cedido suas imagens ao assinar um contrato com a Liga de Futebol Profissional (LFP), que permitia a exibição das partidas na televisão. Além disso, a Nike comprou os direitos das imagens junto à LFP, e elas foram reproduzidas “sem manipulação alguma”.

O tribunal entendeu que a empresa de material esportivo tinha apenas o objetivo de elogiar Ronaldo. “O uso da imagem dos atletas do Compostela é meramente instrumental, não se pode dizer que suas reputações foram prejudicadas”, considerou a Corte Suprema da Espanha.

Com informações do portal Terra.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!