Imprensa livre

Jornalista condenada por espionagem deixa prisão

Autor

11 de maio de 2009, 16h20

A jornalista Roxana Saberi, condenada por espionagem no Irã e presa desde janeiro deste ano, foi libertada nesta segunda-feira (11/5) depois de a Justiça ter decidido reduzir sua sentença de oito para dois anos de prisão, com direito a suspensão condicional. A informação é G1.

Roxana Saberi, de 31 anos, poderá deixar o país, mas foi proibida de trabalhar como jornalista no Irã durante oito anos. Ela foi condenada no dia 13 de abril por espionagem a favor dos Estados Unidos. A apelação do julgamento aconteceu no domingo.

A Justiça iraniana analisou o recurso da jornalista numa audiência que durou cinco horas. Na audiência, os advogados de defesa apresentaram com detalhes o caso, que foi analisado por três juízes.

O caso da jornalista gerou repercussão internacional e o presidente americano, Barack Obama, chegou a afirmar que estava "profundamente decepcionado" com a sentença imposta à jornalista. O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad também interveio no caso e disse que Saberi tinha o direito de se defender.

No dia 8 de abril, ela foi acusada de espionagem e, cinco dias depois, julgada e condenada a oito anos de prisão por este crime. No dia 20 de abril, ela iniciou uma greve de fome que durou duas semanas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!