Triste partida

Morre em São Paulo Maria Aparecida de Almeida Melo

Autor

10 de maio de 2009, 20h28

Faleceu em São Paulo neste domingo (10/5), aos 75 anos, a advogada e procuradora do Estado aposentada, Maria Aparecida de Almeida Melo. Irmã do ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello Filho, Cidinha, como era conhecida formou-se pela Escola de Direito do Largo São Francisco (USP), em 1966, tendo ingressado em seguida na Procuradoria-Geral do Estado, por concurso.

Seu corpo será velado em Tatuí, sua cidade natal, no Velório Municipal. O enterro está previsto para acontecer entre as 11h e as 12h. Internada há três semanas por conta de pneumonia dupla, Cidinha experimentou uma série de complicações que redundaram em falência múltipla dos órgãos. Seu coração parou às 13h18 deste domingo, para tristeza de seus amigos e familiares que acompanharam sua agonia nos últimos dias.

Ela passou seu 75º aniversário, no dia 24 de abril, em coma profundo, estado em que mergulhara três dias antes.

Cidinha atuou em órgãos estratégicos da Procuradoria-Geral do Estado, como a Assessoria Técnico-Legislativa do governo — onde se fazem os estudos que amparam os vetos e sanções assinados pelo governador. Esse cargo ela ocupou durante o governo Franco Montoro.

Na São Francisco, ela foi colega de turma de nomes igualmente respeitados como o falecido ministro Superior Tribunal de Justiça, Hélio Quaglia Barbosa e da professora Maria Sylvia Zanella di Pietro.

Celso e Cidinha foram os únicos filhos de José Celso de Mello e Maria Zenaide de Almeida Mello, os dois professores em Tatuí — carreira em que Cidinha se iniciou, até decidir-se pela Advocacia, no que foi seguida pelo irmão mais novo. Os dois mantiveram permanente e forte amizade, apoiando-se mutuamente.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!