Novo integrante

Serra escolhe procurador para vaga do quinto no TJ

Autor

8 de maio de 2009, 13h11

O governador de São Paulo, José Serra, escolheu o nome do procurador Luiz Antonio Cardoso para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, em vaga destinada ao quinto constitucional do Ministério Público. Cardoso encabeçou a lista tríplice escolhida pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Também estavam na lista os procuradores Nilton Luiz de Freitas Baziloni e José Luiz Mônaco da Silva.

O procurador escolhido ficou em primeiro lugar com 20 votos, seguido de Nilton Baziloni, com 13, e José Luiz Mônaco, escolhido em segunda votação com 12 votos. Cardoso vai ocupar a cadeira que pertenceu ao desembargador René Nunes, que atuou na 9ª Câmara Criminal.

A escolha foi feita pelo Órgão Especial do TJ a partir de seis nomes indicados pelo Ministério Público. O colegiado precisou de duas votações para completar a lista tríplice. Na primeira, escolheu Cardoso e Nilton, mas o terceiro indicado não conseguiu o número mínimo de votos. Na segunda, José Luiz Mônaco recebeu a aprovação da maioria dos desembargadores, com 12 votos.

Em disputas anteriores, Luiz Antonio Cardoso figurou na lista tríplice. Na primeira, conseguiu 19 votos, ficando atrás do então procurador Geraldo Luís Wohlers. Na segunda, conquistou 20 votos no Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Nessa ocasião, disputou com o então procurador de Justiça Oswaldo Luiz Palu.

Desta vez, concorreram os procuradores Sebastião Bernardes da Silva, Luiz Roque Lombardo, José Luiz Mônaco, Luiz Antonio Cardoso, Nilton Luiz de Freitas Baziloni e Maria Fátima Vaquero Ramalho. Os cinco primeiros foram escolhidos por votação unânime do Conselho Superior do Ministério Público.

A lei disciplina que o Ministério Público escolhe seis procuradores de Justiça e encaminha os nomes para o Tribunal de Justiça. O Órgão Especial aprecia a indicação e escolhe três. A lista preparada pelo tribunal é entregue ao governador do estado, que tem a prerrogativa constitucional de escolher quem vai ocupar a cadeira de desembargador do Tribunal de Justiça paulista.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!