Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Duração razoável

Capa de processos deve ter data de prescrição

Qualquer processo de natureza penal em trâmite no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça deverá conter na capa de autuação a idade do réu e a data estimada para a consumação da prescrição da pretensão punitiva ou executória. A Resolução Conjunta foi assinada pelos presidentes das duas Casas, ministro Gilmar Mendes e ministro Cesar Asfor Rocha, respectivamente.

Para a produção da Resolução Conjunta (clique aqui para ler), os presidentes consideraram a necessidade da adoção de instrumentos que efetivem o direito fundamental à duração razoável do processo judicial. Também avaliaram a importância da automatização das informações sobre os prazos prescricionais nos processos de natureza penal, com relatórios gerenciais e atendimento da organização interna das unidades.

No caso de pluralidade de investigados ou réus será considerado o menor prazo prescricional, para fins de registro nos sistemas informatizados. Os processos que já tramitam nas Cortes serão adaptados ao novo sistema de cadastro pela Secretaria Judiciária ou pelos órgãos julgadores na primeira oportunidade em que transitarem pelo setor correspondente. A medida, que uniformiza o procedimento no âmbito dos dois tribunais, terá validade no prazo de 60 dias. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Revista Consultor Jurídico, 6 de maio de 2009, 16h41

Comentários de leitores

1 comentário

Bula de remédio.

Zerlottini (Outros)

Aliás, nem é bula. É caixa mesmo. Tem data de prescrição do remédio. Agora, com a velocidade com que o "jus brasiliae" anda, TODOS os processos vão prescrever - principalmente os dos mai$$$ abonado$$$! A justiça é cega - mas sabe muito bem diferençar uma nota de R$100,00 de uma de R$1,00.
Francisco Alexandre Zerlottini. BH/MG.

Comentários encerrados em 14/05/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.