Ajuda aos carentes

Escritório Experimental da OAB de Pinheiros faz 10 anos

Autor

24 de junho de 2009, 20h06

O Escritório Experimental da subseção de Pinheiros da OAB de São Paulo completa, esse ano, uma década de existência com mais de 3 mil atendimentos feito para a população carente. O escritório, além de atender a população de Pinheiros, recebe também moradores do Butantã, Jaguaré e Rio Pequeno.

De acordo com a advogada Márcia Expósito, vice-presidente da subseção de Pinheiros, que iniciou sua carreira no Escritório Experimental, os advogados atendem casos como divórcio, separação, regulamentação e pedido de guarda de filhos. Márcia destaca a importância que o escritório teve e tem na sua vida. De acordo com ela, quase uma centena de estagiários que por lá passaram aprenderam o que é exercer advocacia. “Lá, esses estagiários efetivamente ‘tocam’ o processo do começo ao fim, sob a orientação de um advogado experiente.”

A iniciativa de criar o escritório foi do advogado Andre Luiz Marques, em meados de 1995, com objetivo de dar assistência jurídica as pessoas carentes e proporcionar o aprendizado aos estudantes de Direito. Segundo Márcia, o trabalho do escritório não esbarra nas funções da Defensoria. “Nós orientamos e patrocinamos as ações dos assistidos que se encaixam no perfil econômico do escritório, o qual sempre é analisado por um grupo de advogados participantes do experimental.”

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!