Notícias
23 junho 2009
Fora do casamento
Gestante tem direito a pensão alimentícia
O juiz Patrício Jorge Lobo Vieira, da 1ª Vara de Família da Comarca de Mossoró (RN), concedeu pensão alimentícia a uma gestante. A decisão teve como base a confissão do provável pai. Ele afirmou que teve um relacionamento extraconjugal com a mulher durante quatro meses, período em que ela ficou grávida.
A Lei 11.804, publicada ano passado, instituiu os chamadas alimentos gravídicos que permitem o pagamento de pensão alimentícia já no período da gravidez. Os valores devem cobrir custos relacionados com alimentação especial da mãe e assistência psicológica e médica, que incluem exames, internações, parto, medicamentos e outros gastos que o juiz considerar necessário.
Ele destacou que a lei de alimentos gravídicos tem como intuito proteger a família e a dignidade da pessoa humana, mas deve ser aplicada com prudência e cautela. Segundo o Vieira, o julgamento tem como base indícios da paternidade. A certeza surge após o nascimento da criança quando poderá ser ajuizada ação de investigação de paternidade ou negatória de paternidade. A lei estipula que, após o nascimento com vida, os alimentos gravídicos ficam convertidos em pensão alimentícia em favor do menor até que uma das partes solicite a sua revisão.
De acordo com o juiz, todos os meios de prova são importantes para análise de processos como esse. Neste caso, o período em que o pai admitiu manter relaciomento com a mulher coincidiu com a data da concepção e do exame clínico, que comprovou a gravidez. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
Revista Consultor Jurídico, 23 de junho de 2009
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 24/04/2009 Gestante consegue pensão alimentícia antes de comprovar paternidade
- 23/04/2009 Ex-parceiro deve ajudar em despesas de gestante, decide TJ gaúcho
- 21/02/2009 Juiz concede alimento a feto com base em troca de e-mail e exame
- 25/12/2008 País ganhou guarda compartilhada e pensão para grávida
- 12/11/2008 Mesmo sem lei, Judiciário já garantia pensão para grávidas
- 27/07/2008 Pensão para grávidas: legislador foi impreciso e equivocado
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
Gestante ganha pensão
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 01/07/2009.