Nada de anonimato

The Times deve identificar policial blogueiro

Autor

16 de junho de 2009, 12h32

A Alta Corte da Grã Bretanha recusou Mandado de Injunção, ajuizado pelo matutino britânico The Times, que tentou evitar a identificação de um policial blogueiro. Com o pseudônimo de Night Jack, ele tecia diariamente comentários e fofocas sobre o governo bretão e seus ministros. O blog chegou a levar o prêmio Orwell, como melhor blog de 2008. As informações são do site da BBC.

Para a mais alta corte do país, o blog do policial é “essencialmente algo de interesse público, mais do que uma atividade privada”. Por isso, o blogueiro deve ser identificado para que se saiba se suas opiniões são fundamentadas “com base na experiência da carreira”.

O advogado do policial, Hugh Tomlinson, sustentou que preservar o anonimato dele é algo de interesse público. E ainda: que a decisão deixará “horrorizados” milhares de blogueiros, ao saberem que daqui para frente, em território bretão, não terão mais as suas identidades preservadas.

O blog é descrito como “Night Jack, um detetive inglês” e trata de descrições detalhadas de cenas de crime e da luta de policiais contra a burocracia. De acordo com o juiz Eady, o blog que trata também de temas relativos “à administração judiciária tem criticado “pesadamente” ministros ingleses.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!