Notícias
12 junho 2009
Justiça transparente
Tribunais terão de detalhar gastos na internet
O Plenário do Conselho Nacional de Justiça aprovou a resolução que promete dar maior transparência ao Poder Judiciário brasileiro. Os tribunais terão até 1º de janeiro de 2010 para disponibilizar, pela internet, informações relacionadas a sua gestão administrativa, financeira e orçamentária. Clique aqui para ler a resolução aprovada.
O site de cada tribunal terá uma seção chamada "transparência", onde o internauta poderá acessar dados atualizados e detalhados referentes à programação e execução orçamentária dos órgãos da Justiça, como despesas com pessoal e investimentos.
Valores como pagamentos feitos a fornecedores e outras quantias desembolsadas mensal e anualmente terão de ser detalhadas e classificadas para total entendimento do cidadão. A resolução também determina que os órgãos judiciários deem preferência a utilização de meios eletrônicos em detrimento dos impressos. A exceção vale em situações especificadas por lei, em casos de publicações de teor científico e didático ou em que o documento deva constar no acervo físico do órgão.
Quando for necessária a impressão de materiais, a resolução determina que a administração do tribunal priorize “o uso de insumos de baixo custo financeiro e reduzido impacto ambiental”. Além de ser mais econômico, a substituição do papel pela mídia eletrônica na divulgação de informações visa reduzir o impacto das atividades jurídicas sobre o meio ambiente. A resolução também proíbe a menção a nomes e símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de qualquer autoridade ou servidor público nas publicações ou comunicados da Justiça.
Os tribunais deverão oferecer um serviço de atendimento aos usuários da Justiça para receber sugestões, críticas e reclamações acerca de suas atividades administrativas e jurisdicionais, de preferência por meio de ouvidoria. A ouvidoria do CNJ e os Tribunais poderão, futuramente, expedir regulamentos no intuito de garantir o cumprimento da resolução. Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Nacional de Justiça.
Revista Consultor Jurídico, 12 de junho de 2009
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 10/06/2009 CNJ cria Resolução para regulamentar uso de carros oficiais em tribunais
- 06/06/2009 Leia íntegra da lei sobre divulgação de informações de gastos na Web
- 04/06/2009 Tarso Genro quer criar Observatório da Justiça para auxiliar reformas
- 29/05/2009 MP terá 120 dias para disponibilizar dados na internet
- 27/05/2009 Lula sanciona lei que obriga governo a publicar gastos na internet
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
rapidez
Ou será que li errado, e é 2100?
quizera tivesse sido em 1.900.
Fica aqui registrada a felicidade de um contribuinte de impostos, com a noticia.
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 20/06/2009.