Processos virtuais

Juízes portugueses reclamam de sistema frágil

Autor

30 de janeiro de 2009, 16h59

Em um manifesto, juízes de Portugal afirmam que funcionários do Ministério da Justiça que têm acesso a processos desde que a digitalização entrou em vigor, há quase dois anos, têm condições objetivas de alterar despachos judiciais e das promotorias. De acordo com eles, “o Ministério da Justiça pode estar violando o segredo de justiça com o Citius, o programa que transforma processos em forma digital e que permite a prática de atos judiciais também em via digital”. As informações são do Diário de Notícias, de Lisboa.

Os juízes portugueses se insurgem, sobretudo, contra o acesso que funcionários da Direção-Geral da Administração da Justiça portuguesa (DGAJ) têm aos processos de família e menores, trabalhistas e cíveis. O manifesto é encabeçado pela juíza Solange Hasse, do 2º juízo do tribunal de família e menores de Lisboa.

Segundo ela, "a possibilidade de qualquer funcionário da DGAJ, onde se encontra centralizado o sistema Citius, ter acesso a qualquer processo inserido eletronicamente pode levar à intromissão do poder político no Poder Judiciário".

"Mas mais grave ainda", explica ela, é que “um funcionário da mesma direção-geral, com perfil funcional de administrador de sistema, ter acesso de escrita, o que significa que ele pode alterar uma decisão proferida por um juiz ou uma acusação elaborada por um procurador do Ministério Público”.

O secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, considerou a hipótese "totalmente falsa". Ele repudiou o manifesto. Segundo Silveira, "não é verdade que o poder político ou funcionários do Ministério da Justiça tenham acesso em tempo real aos computadores dos juízes e magistrados do Ministério Público e que possam visualizar o seu trabalho e os seus processos, nomeadamente os que estejam em segredo de justiça". Ainda de acordo com ele, "as portas de acesso dos computadores dos magistrados estão bloqueadas e só é possível desbloqueá-las com a password pessoal e intransmissível dos magistrados".

Silveira ponderou que “as sentenças e despachos dos magistrados são assinados com assinaturas digitais que envolvem a utilização de cartões smartcard e códigos PIN pessoais e intransmissíveis, o que impede alterações às suas decisões por terceiros."

No entanto, a juíza Solange Hasse mencionou a procuradora-geral adjunta Maria José Morgado, para quem o programa que está para ser implentado, no Ministério Público, “não cumpre os perfis mínimos de segurança e que qualquer utilizador pode ter acesso a toda a informação que conste do inquérito crime em segredo de Justiça e que estas deficiências desaconselham o alargamento da aplicação desta ferramenta". Para a juíza Solange Hasse o "suporte digital é altamente volátil perigosamente instável e muito mais fácil de apagar".

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!