Falta de iluminação

Defensoria aciona município de Araraquara e empresa

Autor

30 de janeiro de 2009, 14h58

A Defensoria Pública do Estado em Araraquara (SP) propôs, na última semana, Ação Civil Pública para que o município e a Companhia Paulista de Força e Luz faça obras para implementar e manter iluminação pública no bairro Jardim Maria Luiza III, na periferia da cidade. A falta de iluminação tem gerado insegurança para moradores e dificultado acesso ao bairro à noite.

Em novembro de 2008, moradores compareceram na Defensoria Pública reclamando da falta de luz no bairro. Disseram que tinham feito pedido ao município em 2006, mas não receberam resposta. O defensor público Luis Marcelo Bernardes pediu informações para Polícia Militar, que confirmou a falta de luz. Ele também esteve no local, onde constatou a precária situação vivenciada pela população do bairro.

Com base em todas as informações, o defensor propôs a ação na qual argumenta que o bairro foi incluído por lei municipal na zona urbana da cidade em 2000 e de acordo com o Plano Diretor do Município e a Constituição Federal deveria possuir iluminação pública. "A situação afeta diretamente o cotidiano da população, prejudicando sua qualidade de vida, seu livre exercício do direito de moradia, sua segurança e seu direito de locomoção, especialmente no período noturno".

Ainda segundo o defensor, os moradores do bairro pagam mensalmente, junto com a conta de luz, a contribuição de iluminação pública (CIP), tributo que serve para custear justamente a implementação e manutenção da luz nas ruas. E conforme informações da Câmara Municipal, obtidas pelo defensor, o orçamento, quanto a este item, não está deficitário. "Não há portanto motivo para não implementação da iluminação no local".

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!