Cinto apertado

Acordos permitem à Vale pagar metade dos salários

Autor

28 de janeiro de 2009, 19h34

Mais um sindicato aceitou, nesta quarta-feira (28/1), proposta da Vale de manter empregados em licença remunerada pela metade do salário. Agora foi a vez do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Extrativas do Pará (Stieapa), que representa mil funcionários, segundo informações da Agência Brasil.

Com a entidade, já são sete sindicatos que concordaram com a proposta, com uma diferença: o temor de novas demissões fez o próprio Stieapa procurar a empresa para formalizar o acordo. As entidades representam 17 mil trabalhadores ao todo.

A proposta feita pela empresa aos empregados do setor de minério de ferro inclui, além do pagamento de metade da remuneração, todos os benefícios já concedidos, até o dia 31 de maio. A saída temporária dará tempo para que Vale avalie os efeitos da crise financeira mundial e evite mais demissões, que já somam 1,3 mil.

Dentre os sete sindicatos que aderiram, quatro são de Minas Gerais, dois do Pará e um de Mato Grosso do Sul. Duas entidades mineiras, no entanto, rejeitaram a proposta da empresa. Além das demissões, a Vale deu férias coletivas de um mês para 5,5 mil empregados e treina outros 220 para desempenharem outras funções na empresa.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!