Eleições 2009

Duas cidades escolhem seus prefeitos neste domingo

Autor

25 de janeiro de 2009, 3h19

Pelo calendário oficial das eleições no país, os eleitores vão às urnas em 2010 escolher o presidente da República, governadores, deputados e senadores. Mas, neste domingo, duas cidades vão fazer eleições: Joselândia (MA) e Pimenteiras (PI). Os eleitores voltam às urnas para escolher seus prefeitos. Motivo: os candidatos eleitos nessas cidades, em outubro de 2008, tiveram o registro de candidatura cassados pela Justiça Eleitoral.

O horário de votação será das 8h às 17h. O eleitor deve levar o título eleitoral ou um documento de identificação com foto (carteiras de identidade, de trabalho, nacional de habilitação).

Em Pimenteiras (PI), dois candidatos concorrem ao cargo de prefeito: Romualdo de Sousa Pereira, pela coligação “Para respeitar o povo, vitória de novo”, formada pelo PMDB e PSB, e Francisco Edson Barros Bezerra, candidato da coligação “União pela paz e desenvolvimento de Pimenteiras” (PTB/PSDB/PRB/PT).

Os dois disputam o voto de 8.129 eleitores nas 36 seções eleitorais do município. A maioria dos locais de votação está na zona rural. Na cidade, há apenas dois locais de votação.

A proclamação dos resultados e a posse do eleito estão marcadas para o dia 2 de fevereiro. Até esta dada, o comando de Pimenteiras ficará por conta do presidente da Câmara de Vereadores.

Francisco Antão Arraes de Carvalho (PMDB) havia vencido as eleições no município piauiense. Ele teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas quando foi secretário municipal. As irregularidades foram consideradas de natureza insanável.

Eleições em Joselândia

Na cidade maranhense, quem concorre à prefeitura são os candidatos. Arivaldo Feitosa Soares, da coligação “Muda Joselândia”, e Maria Edila de Queiroz de Abreu, da coligação “Frente Popular Vontade do Povo”. Os dois disputam os votos dos 11.174 eleitores inscritos no município. São 25 locais de votação, com um total de 51 seções eleitorais.

Em outubro de 2008, Marcelo de Queiroz Abreu (PMDB) foi eleito para comandar Joselândia, ao obter mais de 50% dos votos válidos. Perdeu o registro por prática de abuso de poder econômico e compra de votos na campanha eleitoral.

Além de Pimenteiras e Joselândia, mais 19 cidades já marcaram eleições suplementares.

Confira as datas das eleições divulgadas pelo TSE:

Joselândia (MA) 25/1
Pimenteiras (PI) 25/1
Caetés (PE) 8/2
Lagoa Grande (PE) 8/2
Pombos (PE) 8/2
Nossa Senhora da Glória (SE) 8/2
Japurá (AM) 15/2
São José do Babugi (PB) 15/2
Amarante do Maranhão (MA) 1/3
Patu (RN) 1/3
Amajari (RR) 1/3
Braço do Norte (SC) 1/3
Avelinópolis (GO) 8/3
Santarém (PA) 8/3
Estrela de Alagoas (AL) 15/3
Porto de Pedras (AL) 15/3
Porto Real do Colégio (AL) 15/3
São José da Lage (AL) 15/3
Francisco Sá (MG) 22/3
Ponto Chique (MG) 22/3
Fronteira dos Vales (MG) 22/3

 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!