Ocaso do delegado

Depois de suposto atentado, Protógenes pede licença

Autor

21 de janeiro de 2009, 15h08

O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz encontra-se afastado do trabalho por motivos de saúde. Na quinta-feira (15/1), o radiador de seu carro explodiu enquanto passeava pelo Rio de Janeiro. Segundo o delegado em seu blog, trata-se um atentado. A Polícia Federal não foi comunicada oficialmente sobre o incidente e não recebeu o atestado médico. De férias desde o ano passado, Protógenes deveria retornar à labuta esta semana.

Na terça-feira (20/1), Protógenes, que foi o autor da Operação Satiagraha e é discípulo de Mahatma Gandhi, comunicou ao “povo brasileiro e aos internautas” que sofreu queimaduras de segundo grau e passou por uma cirurgia no pé direito no Hospital das Clínicas, em São Paulo. O exame médico foi feito cinco dias depois do suposto atentado. “No momento está se refazendo do infortúnio em companhia de seus familiares”, afirma o delegado, sempre tratando a si mesmo na terceira pessoa.

“Quanto ao infortúnio sofrido, algumas medidas iniciais já foram realizadas no sentido de identificar se a causa foi acidental, provocada por falha mecânica do veículo, ou um ato de sabotagem provocado por terceiro. Nenhuma das hipóteses merecem [sic] ser desprezadas [sic] devido a fatos que ocorreram durante a operação Satiagraha”, diz.

Na primeira mensagem sobre o incidente, Protógenes escreveu que desejava a “Daniel Dantas e comparsa saúde e paz que a verdade se revelará”. A referência ao banqueiro no post foi rapidamente retirada.

Ao voltar de um curso de aperfeiçoamento da PF em novembro, o delegado foi afastado da diretoria de inteligência. Protógenes aproveitou então para tirar férias, que foram alongadas pelos recessos de final de ano. O descanso incluiu até uma temporada em um spa, no Casa Grande Hotel, no Guarujá (SP).

Em seu blog, Protógenes agradece as mensagens de apoio “a todos aqueles que estão imbuidos [sic] de valores nobres com a causa sustentada na Satiagraha que é o combate à corrupção”. Seu combate, reafirma, é contra aqueles que se comportam “acima dos princípios legais e constitucionais da Constituição da República do Brasil”. O delegado recebe as mensagens pelo e-mail: [email protected]. O delegado coloca-se como aliado do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Protógenes Queiroz comandou até julho passado as investigações de supostos crimes financeiros contra o banqueiro . No curso das investigações, Daniel Dantas chegou a ser preso por duas vezes, mas por força de Habeas Corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal foi colocado em liberdade. Dantas acabou condenado a 10 anos de prisão e pagamento de multa por corrupção ativa. A sentença é do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo. A esta altura, Protógenes já estava afastado das investigações, acusado de cometer graves irregularidades. Inquérito da PF confirma diversas acusações contra o delegado.

Leia a mensagem

AGRADECIMENTO AS MENSAGENS DE SOLIDARIEDADE

janeiro 20th 2009 Posted to Mensagens de Apoio

Comunicamos ao povo brasileiro e aos internautas que no dia 19 de janeiro de 2009, o Delegado Protógenes foi submetido a uma avaliação no Hospital das Clínicas em São Paulo, no Centro de Queimaduras onde foi submetido a uma cirurgia no pé direito, a fim de recuperar a região atingida por lesões provocadas por queimaduras de segundo grau. No momento está se refazendo do infortúnio em companhia de seus familiares. Agradecemos inicialmente os gestos e mensagens de apoio e solidariedade a todos aqueles que estão imbuidos de valores nobres com a causa sustentada na Satiagraha que é o ” COMBATE À CORRUPÇÃO “, bem como aqueles que se filiam à uma minoria detentora de um poder que corrompe, em especial se sente e se comporta acima dos princípios legais e constitucionais da Constituição da República do Brasil. Contudo, esses indivíduos merecem os espaços que lhe são ofertados, pois só assim é que se revelam no processo histórico de transformação político nacional e institucional. Uma forma de expressarmos encontramos duas menções tiradas da obra surpreendente chamada ” A Cabeça do Brasileiro”, escrita pelo cientista político Alberto Carlos Almeida :

[…]

Traduzindo as duas mensagens estamos de um lado que além de não ter medo de fumaça, muito menos de água acida fervendo, exergamos um país melhor para os nossos filhos, netos e futuras gerações.

Quanto ao infortúnio sofrido, algumas medidas iniciais já foram realizadas no sentido de identificar se a causa foi acidental, provocada por falha mecânica do veículo, ou um ato de sabotagem provocado por terceiro. Nenhuma das hipóteses merecem ser desprezadas devido a fatos que ocorreram durante a operação Satiagraha. Mesmo assim surgiram notícias mentirosas e tendênciosas plantadas na grande mídia, no sentido de que o veículo foi alvejado por disparo de arma de fogo provocado por terceiro (s). Vê-se que existem adversários que não se cansam em tentar lançar dúvidas perante a opinião pública para desacreditar a existência de fatos que envolvam alguma relação suspeita contra a segurança ou integridade física de Protógenes, como se este não fosse portador em sua mente de segredos compartilhados com outros integrantes da sua equipe de combate à corrupção ao longo desses dez anos a frente de operações policiais, que são verdadeiros paradigmas dentro da história da Polícia Federal. Acreditamos que os procedimentos já existentes, resultarão em breve, se houve ou não tentativa ou obstrução nos trabalhos relacionados com a operação de inteligência denominada de Satiagraha.

Um agradecimento especial a equipe médica do Hospital das Clinicas de São Paulo – Setor de Queimaduras e Cirugia Plástica – coordenada pelo Prof. Dr. Marcos Ferreira, formada pelo Prof. Dr. Paulo Tuma Jr., os médicos Dr. Pedro Soler Coltro, Dr. Thiago S. Otsuzi e outros que prestaram atendimento.

POR FINAL CONGRATULAÇÕES AO PRESIDENTE DOS E.U.A BARACK OBAMA POR PRIORIZAR COMO UMA DE SUAS METAS PARA NOVA ORDEM DE DESEFAIOS DO POVO AMERICANO O ” COMBATE À CORRUPÇÃO “. RECEBEMOS COM MUITA SATISFAÇÃO OS SEUS IDEAIS DE TRABALHO, DEMONSTRANDO ASSIM A IMPORTÂNCIA DO COMBATE NAS CAUSAS ORIGINÁRIAS CORROSIVAS AOS VALORES DO ESTADO, SOCIEDADE e COMBUSTÍVEL PROPULSOR DA VIOLÊNCIA E TERROR QUE SE ESPALHAM PELO MUNDO.

A integra de parte da mensagem do Senhor Presidente Barack Obama, qualquer semelhança é mera coincidência : ” … Nossa Nação está bastante enfraquecida, uma consequência da ganância e da irresponsabilidade de alguns, mas também da nossa incapacidade coletiva de tomar decisões difíceis em preparar a Nação para uma nova era…”

” … Aqueles que se agarram do poder por meio da corrupção e trapaças e que silenciam opositores, saibam que vocês estão do lado errado da história, mas que estendemos a mão se voces estiverem dispostos a descerrar seus pulsos…”.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!