Reforço na segurança

Supremo faz pregão para alugar carros blindados

Autor

14 de janeiro de 2009, 10h35

O Supremo Tribunal Federal faz nesta quarta-feira (14/1), ás 14h, pregão eletrônico para empresas que oferecem serviço de aluguel de carros blindados. Os veículos serão usados exclusivamente para transportar os 11 ministros do tribunal em viagens ao Rio e a São Paulo. O endereço do pregão é http://www.comprasnet.gov.br.

Em dezembro de 2006, os ministros Gilmar Mendes e Ellen Gracie, na época presidente do STF, foram assaltados na Linha Vermelha no Rio de Janeiro. O carro em que os ministros estavam foi parado por um arrastão. Eles foram obrigados a sair, mas foram resgatados logo em seguida por seguranças do Supremo. Os ministros não sofreram nada, mas tiveram objetos roubados. O ministro Marco Aurélio também foi vítima de assalto. Ele teve um relógio Rolex roubado quando estava em São Paulo. Quando vão às duas cidades, os ministros já circulam em automóveis blindados, que são alugados especialmente para as viagens.

Em junho do ano passado, Gilmar Mendes, presidente do STF, sofreu uma tentativa de assalto na avenida Beira-Mar, em Fortaleza. No momento em que fazia uma caminhada no calçadão da praia, ele foi atacado por dois garotos. O ministro sofreu leves escoriações no pescoço.

Em setembro do ano passado, o STF decidiu contratar equipes de segurança armada para proteger seus ministros durante viagens a São Paulo e Rio. Entre outras medidas de intensificação de segurança adotadas pelo Supremo, destaca-se um controle mais efetivo da entrada do prédio onde está localizado o Plenário do STF e o gabinete da Presidência do tribunal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!