Foragido da Justiça

Hosmany Ramos deve se entregar ainda esta semana

Autor

13 de janeiro de 2009, 6h39

O ex-cirurgião plástico Hosmany Ramos, de 61 anos, deve se entregar ao sistema penitenciário de São Paulo nesta semana, afirma seu advogado, Marco Antônio Arantes de Paiva. Ramos é considerado foragido desde o dia 3 deste mês, por não ter voltado à Penitenciária de Valparaíso (SP), após a saída temporária de Natal.

Em uma entrevista coletiva à imprensa, logo após o Natal, o medico disse que em protesto contra as deficiências do sistema penitenciário brasileiro, ele não voltaria à prisão. 

O advogado disse que o médico entrou em contato na quinta-feira (8/1) avisando que pretendia se entregar, informa o site G1. O defensor não informou a localização de Ramos, mas disse que ele está no estado de São Paulo. O ex-cirurgião, segundo o advogado, quer falar pessoalmente com o juiz de Araçatuba, que cuida do seu caso, para se justificar. Segundo Paiva, caso o juiz não aceite ouvi-lo, ele deve convocar novamente uma entrevista coletiva.

O defensor diz que já entregou duas petições à Justiça para que seu cliente seja ouvido pelo juiz. Ele pediu também que Ramos seja encaminhado à Penitenciária 2 de Tremembé, por ser uma unidade que atende outros presos com curso universitário como Ramos. O advogado diz que também fará o pedido à Secretaria de Administração Penitenciária do estado.

Ramos estava em regime semi-aberto, mas como não voltou na data certa pode ser punido com o retorno ao regime fechado. No início do mês, quando estava fora do presídio na saída temporária, Ramos convocou a imprensa e distribui o que chamou de Manifesto sobre a realidade prisional, no qual fez reclamações sobre o sistema carcerário. Na época, o ex-cirurgião disse que o seu não retorno tinha o objetivo de chamar a atenção para esses problemas.

Hosmany Ramos foi condenado a 43 anos de prisão pelos crimes de homicídio, seqüestro, roubo e tráfico de drogas, dos quais diz já ter cumprido 26 anos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!