Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Cargo ocupado

PM deve preencher requisitos para pleitear promoção na Justiça

Policial militar deve comprovar que a promoção na carreira foi barrada indevidamente para poder recorrer à Justiça. Por falta de provas, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso não aceitou o pedido de promoção apresentado por policial militar que queria promoção retroativa ao posto de capitão e deste aos postos de major e tenente-coronel da PM. Ele argumentava que preenchia os requisitos para isso. Os desembargadores concluíram que não preenchia.

Para o relator, Donato Fortunato Ojeda, é possível que o policial militar se insurja contra os permanentes quadros de acesso às promoções na carreira militar. Mas para isso precisa comprovar que a não inclusão em promoção é indevida, o que não aconteceu.

O oficial entrou com Ação de Ratificação de Ato de Promoção contra o estado de Mato Grosso. Segundo o policial, a justificativa apresentada para negar sua promoção foi contrária ao disposto no artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que dispõe sobre o princípio da presunção da inocência. O oficial argumentou, ainda, ter sido devidamente absolvido das acusações às quais respondia junto ao Conselho de Justificação e, por isso, preenchia todos os requisitos legais inerentes às promoções.

Já o estado de Mato Grosso informou que o oficial não detinha conceito moral e profissional suficientes para a promoção e não teria frequentado curso de aperfeiçoamento.

Apelação 44.203/2008

Revista Consultor Jurídico, 9 de janeiro de 2009, 17h04

Comentários de leitores

1 comentário

promoção na Policia de Pernambuco

Jose Roberto Alodio Silva (Oficial da Polícia Militar)

Aqui existe muitos casos de policiais que teem uma graduação na carteira e outra no contra cheque, desta feita estão entrando na justiça com uma Ação de promoção na carteira,outro caso é quando são reformados por invalidez definitiva para o serviço militar bem como civil, no meu modo de ver deveria ser reformado já com duas promoções todavia aqui em pernambuco estar acontecendo o seguinte: vai para a reforma com uma e depois entrar com uma ação para conseguir a outra, mas ainda tem o problema se a doença que se deu a reforma se tem relação de causa.

Comentários encerrados em 17/01/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.