Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Nova eleição

Presidente da Câmara Municipal assume prefeitura de Londrina

Eleito presidente da Câmara de Vereadores de Londrina (PR), o vereador José Roque Neto (PTB) assumirá, interinamente, a prefeitura. A juíza eleitoral do município, Denise Hammerschmidt, enviou ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná um pedido de agendamento de nova eleição em segundo turno entre os candidatos Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT), respectivamente 2º e 3º colocados no primeiro turno. As informações são da Agência Brasil.

O prefeito eleito Antonio Belinati (PP) teve o registro da candidatura cassado pelo TSE em 28 de outubro. O Tribunal de Contas do Paraná em 2000, quando era prefeito de Londrina, teve as contas reprovadas. Embora o candidato tenha recorrido da decisão, o pedido foi negado pelo TSE em 19 de dezembro, por 5 votos a 1. A orientação do TSE foi consolidada no sentido de que fossem anulados os votos dados a Belinati nos dois turnos.

No pleito de 2008, Belinati, que teve 36,38% válidos, foi para disputa em segundo turno e foi eleito pela quarta vez prefeito de Londrina com 51,73% dos votos. Luiz Hauly e Barbosa Neto ficaram com 23,61% e 22,92% dos votos válidos, respectivamente.

A assessoria de imprensa do TRE-PR informou que só no dia 20 de janeiro, data da primeira sessão de 2009, os desembargadores irão definir um eventual cronograma para o novo pleito. De acordo com o Código Eleitoral, a realização de nova eleição, nesse caso, deve ocorrer no prazo de 20 a 40 dias a contar da decisão.

Revista Consultor Jurídico, 2 de janeiro de 2009, 16h27

Comentários de leitores

3 comentários

E o voto do povo , não tem mais validade ? ? ? ...

A.G. Moreira (Consultor)

E o voto do povo , não tem mais validade ? ? ? Que "democradura" , cara ! ! !

Belinati......tá louco .......... nem pra sindi...

Jacir (Estudante de Direito)

Belinati......tá louco .......... nem pra sindico!!!!!!!!!

Está na hora da "soberania popular" ( tão canta...

A.G. Moreira (Consultor)

Está na hora da "soberania popular" ( tão cantada em prosa e verso nos fundamentos da "democracia" brasileira ) ser acatada e respeitada , especialmente pelo Poder Judiciário ! ! !

Comentários encerrados em 10/01/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.