Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Tecnologia na Justiça

Partes receberão informações de processo por e-mail no Maranhão

As partes dos processos que tramitam na Justiça do Maranhão vão receber, em breve, mensagens automáticas, por e-mail ou pelo celular, sobre o andamento das ações. O Tribunal de Justiça do estado também vai lançar a Carta Precatória On-line, que possibilitará a juízes de diferentes comarcas se comunicarem, instantaneamente, e forma segura desde a expedição da carta precatória até o cumprimento da determinação. Os programas devem começar a funcionar já este mês.

De acordo com o TJ maranhense, a tarefa de informar a parte sobre o andamento do processo poderá ser executada em qualquer módulo do Sistema de Processos do Poder Judiciário (Themis PG, SG e Juizados). A mensagem terá valor de informação oficial.

O sistema on-line também deve agilizar as cartas precatórias. Com o atual procedimento, a solicitação chega ao destino pelos Correios para cumprimento da determinação. Depois, seguem-se os procedimentos de devolução à origem, também por correspondência, o que pode levar dias ou meses para a conclusão do ato. Com o novo sistema, o procedimento será feito na hora.

Os projetos do TJ-MA serão operacionalizados por servidores após treinamento previsto para o início do ano. Já o sistema de carta precatória on-line está disponível aos juízes através do site do tribunal. A ferramenta vai reunir, ainda, modelos de sentenças com base no Código de Processo Civil.

Revista Consultor Jurídico, 2 de janeiro de 2009, 0h00

Comentários de leitores

1 comentário

"Parte vai receber informação do processo por e...

Renato C. Pavanelli. (Advogado Autônomo - Civil)

"Parte vai receber informação do processo por e-mail - dos processos que tramitam na Justiça do Maranhão vão receber, em breve, por e-mail ou sobre o andamento das ações" Prezados: Parabéns pela grande iniciativa, quem sabe a Justiça paulista siga a mesma conduta, mais ainda, enviando em inteiro teor qualquer movimentação processual, traria a todos substancial ganho de tempo e consequentemente ganhos financeiros. Que a justiça do Maranhão sirva de exemplo e estímulo ao resto do país em todos segmentos da justiça (Federal, dos Estados, Trabalho etc). Ficaremos aguardando esse tipo de iniciativa e boa vontade, creio que ousadia deva ser a palavra de ordem. Cordiais Saudações. Renato Carlos Pavanelli Limeira - SP.

Comentários encerrados em 10/01/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.