Notícias

26 fevereiro 2009

Prazo de defesa

TSE notifica Lula e Dilma Roussef

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, foram notificados nesta quinta-feira (26/2) para apresentar, em até 48 horas, a defesa na representação ajuizada contra eles no Tribunal Superior Eleitoral.

O DEM e o PSDB propuseram a ação no TSE no dia 18 de fevereiro. Alegam que o presidente usou o Encontro Municipal de Prefeito, feito em Brasília no início deste mês, como palanque para Dilma Roussef, que poderá ser candidata do PT à presidência em 2010. Tal fato configuraria antecipação da campanha eleitoral.

Na representação, DEM e PSDB pedem a aplicação de multa ao presidente Lula, como “artífice da conduta”, e à ministra Dilma Roussef, como beneficiária. O artigo 36, parágrafo 3º, da Lei das Eleições, prevê multa correspondente a R$ 53,2 mil. Os partidos pedem ainda que os autos sejam encaminhados ao Ministério Público Eleitoral para as providências previstas em lei.

RP 1.400

Revista Consultor Jurídico, 26 de fevereiro de 2009

Comentários

Comentários de leitores: 2 comentários

2/03/2009 14:24 Cavv (Advogado Sócio de Escritório)
Direito de viajar e de ver
A polêmica já ficou resolvida por uma frase da própria Dilma, que afirmou não ser proibido viajar...portanto continuaria acompanhando o presidente e defendendo o PAC-Eleitoral. Para a malta só resta retrucar que também não é proibido "ver", e que salta aos olhos a campanha eleitoral antecipada da Exma. Ministra. Só que o presidente do TSE é muuiito amigo de Lula.
27/02/2009 16:18 lisboarosa (Bacharel - Administrativa)
Que propraganda antecipada?
Salvo engano, DILMA ROUSSEF não é filiada ao PT logo, ainda não é candidata a coisa alguma.

A seção de comentários deste texto foi encerrada em 06/03/2009.