Ato de governo

Toffoli chama ação contra Lula e Dilma de descabida

Autor

26 de fevereiro de 2009, 21h22

O advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, classificou de descabida a ação movida pela oposição contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, por propaganda eleitoral antecipada. Toffoli será responsável pela defesa dos dois no Tribunal Superior Eleitoral. Nesta quinta-feira (26/2), Lula e Dilma foram notificados para apresentar defesa em 48 horas. O advogado irá entregar a defesa até o final da tarde de sexta-feira (27/2).

Toffoli garantiu que não houve propaganda eleitoral durante o Encontro Nacional dos Prefeitos, organizado pelo governo federal nos dias 10 e 11 de fevereiro. “Se formos fazer uma análise comparativa com a Fórmula 1, sequer as equipes escolheram seus pilotos. Estamos muito longe dos treinos livres, dos treinos oficiais ou do campeonato. Não há candidatura, não há campanha eleitoral”, afirmou Toffoli, após reunião com Lula, no Palácio do Planalto.

O advogado-geral defendeu que o encontro foi ato de governo para estimular parcerias com as prefeituras.“É o total descabimento da ação. Não há propaganda eleitoral antecipada. Foi um ato de governo, ação institucional para os novos prefeitos no sentido de apresentar a eles os programas do governo federal e facilitar o intercâmbio de ações. Numa República federativa, é extremamente importante, relevante que os entes da federação estejam em boas relações”, completou.

Na quarta-feira da semana passada (18/2), o DEM e o PSDB propuseram ação no TSE, alegando que Lula e Dilma usaram o evento para promover a ministra, candidata de Lula para a eleição presidencial de 2010.

com informações da Agência Brasil

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!