Expert da arrecadação

Osiris Lopes Filho morreu nesta quinta, em Brasília

Autor

26 de fevereiro de 2009, 18h13

O ex-secretário da Receita Federal Osiris Lopes Filho morreu nesta quinta-feira (26/2) em Brasília. O advogado tributarista tinha 69 anos e sofreu um acidente vascular cerebral na sexta-feira passada. Desde então ele estava internado no Hospital Santa Lúcia, onde faleceu devido a complicações causadas pelo acidente vascular. As informações são do Estadao.

Osiris Lopes Filho nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Ele foi secretário da Receita Federal durante o governo Itamar Franco. Em 1994, deixou o cargo depois de exigir que a bagagem do avião que conduzia a seleção brasileira de futebol, que regressava dos Estados Unidos como tetracampeã do mundo, passasse pela alfândega. No avião estavam jogadores, dirigentes da CBF e caronas. Lopes Filho não conseguiu que sua ordem fosse cumprida, mas ganhou respeito e admiração da opinião pública.

Antes de deixar o cargo, aumentou a arrecadação em 50% sem elevar a carga tributária. Era conhecido como crítico ferrenho tanto do aumento quanto da criação de impostos. Para ele, imposto bom era o imposto velho, que tinha resisitido ao tempo e às transformações econômicas e sociais.

Lopes Filho perdeu o filho há três anos, logo após o Carnaval, com quem dirigia o escritório de advocacia. O ex-secretário da Receita será velado nesta sexta-feira (27/2), a partir de 9h, no Cemitério Campo da Esperança. O sepultamento está previsto para as 17h.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!