Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Expert da arrecadação

Osiris Lopes Filho morreu nesta quinta, em Brasília

O ex-secretário da Receita Federal Osiris Lopes Filho morreu nesta quinta-feira (26/2) em Brasília. O advogado tributarista tinha 69 anos e sofreu um acidente vascular cerebral na sexta-feira passada. Desde então ele estava internado no Hospital Santa Lúcia, onde faleceu devido a complicações causadas pelo acidente vascular. As informações são do Estadao.

Osiris Lopes Filho nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Ele foi secretário da Receita Federal durante o governo Itamar Franco. Em 1994, deixou o cargo depois de exigir que a bagagem do avião que conduzia a seleção brasileira de futebol, que regressava dos Estados Unidos como tetracampeã do mundo, passasse pela alfândega. No avião estavam jogadores, dirigentes da CBF e caronas. Lopes Filho não conseguiu que sua ordem fosse cumprida, mas ganhou respeito e admiração da opinião pública.

Antes de deixar o cargo, aumentou a arrecadação em 50% sem elevar a carga tributária. Era conhecido como crítico ferrenho tanto do aumento quanto da criação de impostos. Para ele, imposto bom era o imposto velho, que tinha resisitido ao tempo e às transformações econômicas e sociais.

Lopes Filho perdeu o filho há três anos, logo após o Carnaval, com quem dirigia o escritório de advocacia. O ex-secretário da Receita será velado nesta sexta-feira (27/2), a partir de 9h, no Cemitério Campo da Esperança. O sepultamento está previsto para as 17h.

Revista Consultor Jurídico, 26 de fevereiro de 2009, 18h13

Comentários de leitores

5 comentários

Tributo à notória excelência pública!

Bergami de Carvalho (Serventuário)

Dr. Osiris de Azevedo Lopes Filho, bacharel pela Universidade do Brasil / Faculdade Nacional de Direito (1963), pós-graduado em Política e Administração Aduaneira pela Fundação Getúlio Vargas, mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília - UnB (1981), professor de Direito Tributário e Direito Financeiro da Universidade de Brasília (1978-2004), professor e coordenador técnico de pós-graduação em direito da Fundação Getúlio Vargas em Brasília (1997-2002), publicou o livro “Regimes Aduaneiros Especiais” / prefácio do Dr. Geraldo Ataliba, pela editora Revista dos Tribunais (São Paulo, 1984), componente de diversas bancas de concurso para auditor fiscal, procurador da fazenda, procurador da Justiça do Trabalho e juiz federal, ex-Assessor do Ministro da Fazenda, ex-Secretário da Receita Federal, ex-Chefe de Gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República, ex-Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, ex-Diretor Geral da Escola de Administração Fazendária, ex-Conselheiro de Contribuintes do Ministério da Fazenda, ex-Presidente do Conselho Diretor do Centro Interamericano de Administradores Tributários. Advogado inscrito na OAB desde 1964 com experiência profissional nas áreas constitucional, processual, administrativa e tributária.

Condolências

João NNeves Jr (Funcionário público)

Condolências a família.
Uma grande perda, mas fica o exemplo.

Lamentável.

Paulo (Outros - Civil)

Lamento muito essa perda. Apresento as minhas sinceras condolências à família deste grande brasileiro. Um abraço de todos os cidadaõs de bem ao nobre e saudoso Osiris Lopes Filho.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 06/03/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.