Informação parcial

Boletim de Ocorrência não deve ser prova principal

Autor

25 de fevereiro de 2009, 14h05

Boletim de Ocorrência deve ser levado em conta somente ao lado de outros elementos como a prova testemunhal. O B.O não forma juízo de valor porque as informações beneficiam um lado das partes. O entendimento é da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que mandou a seguradora Unibanco Aig Seguros S.A. arcar com o reparo do veículo Blazer da segurada Camkar Serviços e Transportes Ltda. O TJ de Mato Grosso manteve a determinação da Comarca de Rondonópolis.

A Unibanco Aig Seguros pretendia reformar a sentença da comarca argumentando que a conclusão do juízo seria incompatível com as provas apresentadas nos autos. A seguradora sustentou que o Boletim de Ocorrência demonstrou que o acidente ocorreu por culpa exclusiva da parte apelada, no caso a Camkar. Afirmou também que, ao contrário do disposto na decisão, o B.O e os depoimentos das testemunhas foram conclusivos e apontaram de modo incontestável que a culpa pelo acidente era dela. Disse ainda que o conteúdo do Boletim de Ocorrência, como prova principal, era conclusivo e demonstrava o desrespeito da apelada à sinalização, o que teria motivado o acidente.

A seguradora pediu o ressarcimento de R$ 16,8 mil para a Camkar. O valor é referente a quantia despendida com o reparo do veículo Fiat Uno, envolvido em acidente com uma Blazer. O pedido foi julgado improcedente e a Unibanco Aig Seguros foi condenada a arcar com as despesas e custas processuais no valor de R$2 mil.

A seguradora, então, entrou com recurso no TJ-MT. Ao analisar as provas, em especial o Boletim de Ocorrência, a relatora convocada, juíza substituta de segundo grau Clarice Claudino da Silva (promovida a desembargadora recentemente), assinalou que ficou demonstrado serem improcedentes as alegações da seguradora. Segundo ela, pelo fato de o B.O ter sido confeccionado a partir das informações prestadas unilateralmente, não se pode emprestar a ele, isoladamente, a força probante pretendida pela apelante.

De acordo com a relatora, o Boletim de Ocorrência mostra-se inapto a esclarecer o que poderia ter gerado o acidente e o motivo pelo qual os veículos haviam sido encontrados nas posições desenhadas. Ainda segundo a relatora, o B.O não pode ser tido como capaz de arrimar a formação de juízo de valor quanto à conduta determinante para a eclosão do acidente em desfavor da apelada e dar guarida à pretensão do apelante. Para a juíza, o documento em que se apoia o recorrente deve ser contrabalanceado com os demais elementos de prova coligidos, dentre eles a prova testemunhal, pois o Boletim de Ocorrência é apenas um dos dados de convicção de que se pode valer o julgador.

Recurso de Apelação Cível 95406/2008

Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ de Mato Grosso

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!