Palace II

Morte de Naya pode acelerar indenizações

Autor

22 de fevereiro de 2009, 11h15

A presidente da Associação de Vítimas do Palace II, Rauliete Guedes, disse neste sábado (21/2) acreditar que, com a morte do empresário e ex-deputado federal Sérgio Naya, o processo de pagamento das indenizações às famílias que eram donas de apartamentos no edifício pode ser acelerado, publica a Agência Brasil.

Naya, que foi encontrado morto na sexta-feira (20/2) em um hotel em Ilhéus, na Bahia, era dono da Construtora Sersan, que ergueu o edifício Palace II, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O imóvel desabou em 22 de fevereiro de 1998, provocando a morte de oito pessoas e deixando 120 famílias desabrigadas. O laudo técnico divulgado na época apontou erros de cálculo na construção do prédio e uso de material de construção de baixa qualidade como fatores que causaram a tragédia.

De acordo com Rauliete Guedes, que é advogada, a realização do inventário relativo aos bens de Naya pode trazer à tona imóveis que até agora são desconhecidos. “Temos que ter esperança de ver essa situação tão angustiante chegar ao fim. Acho que a partir de agora as coisas podem andar mais rápido. Afinal, com o processo de inventário, quem sabe bens que pertenciam a ele, e nós nem sabíamos, acabem aparecendo?”, disse a advogada.

Para ela, os herdeiros de Naya vão querer resolver logo a situação porque como os bens do empresário estão indisponíveis por decisão judicial. “É bom para todo mundo que se pague o que é devido, e o restante poderá ser repassado aos herdeiros sem problemas pendentes”, afirmou, de acordo com a Agência Brasil.

De acordo com Rauliete, até agora aproximadamente 40% das indenizações foram pagos, o que equivale a cerca de R$ 60 milhões. Das 120 famílias que perderam apartamentos com o desabamento apenas três continuam morando em um hotel no Rio. Segundo Rauliete, a maioria deu entrada para comprar outros imóveis, mudou-se para a casa de parentes ou alugou outros apartamentos.

Sérgio Naya respondia a mais de 100 processos judiciais. Entretanto, foi absolvido no processo que o responsabilizava pela morte dos oito moradores do Palace II.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!