Conversa privativa

OAB-AC inaugura sala para advogados dentro de presídio

Autor

21 de fevereiro de 2009, 14h02

A seccional da OAB do Acre inaugurou o Parlatório da Unidade Prisional Francisco D"Oliveira Conde, sala onde os advogados poderão atender seus clientes com mais privacidade. Além da sala de espera, há sete cabines equipadas com telefone, sendo que cinco são destinadas a homens e duas a mulheres.

O presidente da OAB-AC, Florindo Poersch, explicou durante a cerimônia de inauguração que o parlatório foi a primeira reivindicação feita ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) pela atua gestão. “Antes era apenas um balcão enorme, sem privacidade nenhuma, dava para ouvir tudo o que os advogados e seus clientes conversavam”, acrescentou Poersch.

O presidente do Iapen, Leonardo das Neves Carvalho, destacou que a sala da OAB no presídio possibilitará mais conforto às defesas e aos réus, como uma forma de humanizar o tratamento dado aos detentos na unidade prisional. “Os profissionais poderão exercer melhor sua função, ficarão mais próximos dos clientes e terão oportunidade de manter conversas com mais privacidade, ou seja, ficarão mais à vontade”, explicou.

O parlatório é o primeiro passo para resolver os problemas do sistema penitenciário acreano. Outra questão que precisa ser resolvida com urgência é relacionada às prisões provisórias. De acordo Florindo, no estado, 53% ainda aguardam julgamento. “Nós, da OAB, vamos continuar lutando para que as coisas melhorem ainda mais. Precisamos discutir fatos como os de os presos com deficiência mental estarem misturados com os outros”, finalizou.

Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!