Celeridade processual

Juízes poderão acessar banco de dados da Jucepe

Autor

15 de fevereiro de 2009, 8h26

Um convênio de cooperação técnica vai permitir que juízes do Tribunal de Justiça de Pernambuco tenham acesso a informações comerciais da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe). O acordo foi assinado pelo presidente do TJ pernambucano, desembargador Jones Figueirêdo, e pelo presidente da Junta, Carlos Roberto Silva Miranda, este mês.

Para acessar as informações digitalizadas no banco de imagens da Junta Comercial, cada juiz receberá um login e uma senha. Pelo sistema, será possível visualizar contratos sociais e outros tipos de documentos arquivados pelas empresas.

Os juízes da Região Metropolitana do Recife serão convocados para uma reunião no Fórum Rodolfo Aureliano, no dia 12 de março, a fim de conhecer detalhes do convênio. O juiz Humberto Vasconcelos é o responsável por coordenar o trabalho de integração das informações da Jucepe entre os juízes.

“O convênio firmado com a Junta Comercial é mais um símbolo da ação integrada entre o Tribunal e o governo do Estado para que os juízes obtenham acesso à informações que sejam úteis aos processos judiciais”, afirmou o desembargador Figueirêdo. No dia 3 de fevereiro, o desembargador também assinou convênio com a Secretaria de Defesa Social para permitir que juízes tenham acesso ao banco de dados do órgão (registros de antecedentes criminais, identificação civil, mandados de prisão e fichas carcerárias).

Além do TJ-PE, juízes do Tribunal Regional do Trabalho 6ª Região, em Pernambuco, também possui acordo semelhante com a Junta Comercial. “Os juízes solicitam, via ofício, várias informações à Junta. Agora, os próprios magistrados poderão conferir, pela internet, os dados comerciais das empresas por meio do nosso sistema que é on-line. Isso provocará mais celeridade processual, beneficiando a sociedade”, acredita o presidente da Jucepe, Carlos Roberto Silva.

Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-PE

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!