É tarde

Defesa que demora a pedir nulidade não ganha liminar

Autor

14 de fevereiro de 2009, 7h17

Não há razão para julgar, em caráter liminar, um pedido de nulidade feito após dois anos da decisão definitiva. O entendimento é do ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que negou pedido de cancelamento de ação feito pela Defensória Pública de São Paulo.

A Defensoria, em defesa do condenado, sustentou que “a ausência de intimação pessoal do defensor público para a sessão de julgamento de apelo criminal é causa de nulidade”.

Joaquim Barbosa concluiu que para ser avaliada a ausência de intimação da Defensoria seria necessário examinar informações e peças processuais que não constam nos autos, “fato que impede a pronta constatação da veracidade das alegações constantes na impetração”.

Também levou em conta que a defesa demorou dois anos para contestar a nulidade, portanto, não há necessidade de examinar a ação em caráter liminar.

O Superior Tribunal de Justiça negou o pedido, por entender que a defesa foi inerte em oferecer o recurso. Joaquim Barbosa pediu as informações para poder julgar o mérito da ação.

HC 97.380

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!