Para o arquivo

TJ paulista absolve juiz acusado de desacatar PM

Autor

12 de fevereiro de 2009, 13h51

O Tribunal de Justiça de São Paulo absolveu o juiz José Roberto Canducci Molina da acusação de conduta incompatível com o cargo. O juiz ocupa a 1ª Vara de Adamantina. Ele respondeu processo administrativo disciplinar porque, em outubro de 2004, teria ofendido a policial militar Carla Regina Martanenco.

De acordo com a denúncia, a policial militar estava de plantão na 4ª Companhia, do 18° Batalhão da Polícia Militar, sediado no município de Álvaro Machado, na região Oeste do Estado, quando teria sido desacatada por Molina. O motivo teria sido a negativa em atender ao pedido do juiz para retirar animais da pista.

A decisão de absolver o juiz foi tomada por maioria de votos no Órgão Especial do TJ paulista. O relator do caso, Viana Santos, julgou a acusação improcedente e mandou arquivar o processo administrativo. O revisor, Armando Toledo, se declarou impedido para analisar o assunto. Alegou que é relator de processo penal envolvendo o magistrado.

O desembargador Palma Bisson abriu divergência e propôs que o juiz sofresse a pena de censura. Foi seguido pelos desembargadores Penteado Navarro e Reis Kuntz. Os desembargadores José Reynaldo, José Roberto Bedran e Maurício Vidigal defenderam a pena advertência. A maioria, no entanto, votou pelo arquivamento.

A defesa

 

A defesa do juiz, representado pelo advogado Paulo Rangel do Nascimento, pediu, em preliminar, a extinção do processo administrativo e, no mérito, afirmou que as acusações contra seu cliente não podiam prosperar. De acordo com o advogado, as provas contra Molina eram unilaterais, resultado do espírito corporativo da Polícia.

Paulo Rangel sustentou que a denúncia integraria um ”plano maquiavélico” montado para prejudicar Molina. De acordo com o advogado, o juiz tem comportamento exemplar em sua vida, tanto antes como depois de ingressar na magistratura e costuma tratar as pessoas com respeito, educação, urbanidade e cordialidade.

De acordo com ele, nenhuma pena pode ser aplicada ao juiz ou a qualquer outro acusado sem que se tenha a mais completa certeza dos fatos. Para o advogado, a pena, seja ela disciplinar ou criminal, atinge a dignidade, a honra e a estima das pessoas, ferindo-a gravemente no plano moral, além de representar a perda dos bens ou interesses materiais.

A investigação

 

Segundo a Corregedoria-Geral da Justiça, em 11 de outubro de 2004, Molina estava na estrada que liga os municípios de Álvaro Machado a Coronel Goulart, próximo a Presidente Prudente (no interior de São Paulo) quando ligou para a 4ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar da cidade pedindo a retirada de animais que estavam na pista.

A ligação foi feita para o número 190 e atendida pela PM Carmen Regina Martanenco. Do outro lado da linha, um homem que não se identificou noticiou a presença dos animais na estrada. O denunciante pediu que a Polícia removesse os animais. A PM pediu para que ele informasse em que altura da rodovia os animais estavam, mas o juiz não soube precisar. A policial o orientou a procurar a prefeitura.

De acordo com o relator do recurso, o juiz não gostou da resposta da policial militar, principalmente com a sugestão de que ele deveria procurar a prefeitura da cidade para retirar os animais.

O depoimento

 

Em seu depoimento ao Tribunal de Justiça, a policial militar narrou que o juiz a tratou no telefone de maneira pouco urbana. “Deixa de ser vagabunda e faça seu serviço. Você é paga para isso”, teria dito Molina na versão apresentada pela policial. “Se não quer trabalhar, eu vou procurar alguém que o faça”, teria completado o juiz.

No depoimento que prestou no Tribunal de Justiça ao desembargador Viana Santos, Molina negou essa versão. Disse que fazia um passeio de motocicleta por uma rodovia quando encontrou animais na pista. De acordo com o magistrado, quando chegou na casa de sua mãe ligou para o 190 e reclamou providências.

O juiz contou que ouviu da policial militar que atendeu o telefonema que não poderia deixar o plantão para atender sua reclamação pela falta de exatidão do local e sugeriu que ele procurasse a prefeitura. O magistrado disse que ponderou que era um fim de semana e que não iria encontrar ninguém na prefeitura. Ele diz ter alegado, ainda, que no Código de Trânsito há previsão de que em caso de risco para veículos a retirada de animais é incumbência da Polícia.

Na versão do magistrado, a policial militar foi grosseira ao telefone. Molina afirmou que a PM queria que ele se identificasse. Seguiu-se uma discussão até que o telefone foi desligado. Ainda de acordo com o juiz, outros policiais militares passaram a ligar para a casa de sua mãe fazendo ameaças.

O juiz confirmou que foi até o Batalhão da PM para esclarecer os fatos, mas negou que estivesse armado. Também negou que tenha desacatado a policial militar dentro do quartel. Na versão da PM, quando a viu, o magistrado teria dito: “Você é a policinha educada que me atendeu? Cale a boca. Você está proibida de dirigir a palavra à minha pessoa”.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!