Grupo dos "inhos"

Policiais presos no Rio conseguem liberdade no TRF-2

Autor

11 de fevereiro de 2009, 1h30

A Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu liberdade aos inspetores da Polícia Civil Jorge Luiz Fernandes, Fábio Menezes de Leão e Hélio Machado da Conceição, conhecidos como “Jorginho”, “Fabinho” e “Helinho”, que integravam o chamado grupo dos "inhos". Eles foram presos em operação da Polícia Federal no ano passado, chamada de “Segurança Pública S/A”. Nesta terça-feira (10/2), conseguiram um Habeas Corpus para trancar a Ação Penal a que respondem. As informações são do site G1.

Segundo o entendimento da 2ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, os três já foram condenados em outra ação e não podem responder pelos mesmos crimes novamente. Eles já haviam conseguido decisão favorável no Supremo Tribunal Federal para responder à outra ação em liberdade, só podendo ser presos depois da condenação definitiva da Justiça.

A ação movida pelo Ministério Público contra os policiais também incluiu o ex-deputado Álvaro Lins. Em 2006, eles já haviam sido presos preventivamente, por determinação da Justiça Federal do Rio, após outra operação da PF, contra a máfia dos caça-níqueis. De acordo com o tribunal, esta primeira operação gerou um processo penal na 4ª Vara Federal Criminal do Rio, que condenou os três pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção. A operação Segurança S/A deu origem a outra ação penal, na 3ª Vara Federal Criminal do Rio, que acabou sendo trancada.

Para a desembargadora Liliane Roriz, relatora, a denúncia do MP mostra que a operação de 2008 é “um desmembramento ou desdobramento das investigações implementadas” durante a primeira operação, de dois anos antes, e que ambas se baseiam nos mesmos fatos, inclusive com o compartilhamento de provas, como interceptações telefônicas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!